Blog do Dr Jairo Bouer
 

17/07/2013

HC faz pesquisa em compulsão sexual

 

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo está em busca de voluntários para uma pesquisa sobre compulsão sexual. Homens de 26 a 65 anos, homo ou heterossexuais, que não apresentem compulsão sexual poderão participar do estudo.

A ideia é que as avaliações psiquiátricas desses voluntários sejam comparadas a de pacientes com compulsão sexual. Os interessados devem enviar um email para ise.ipq.hc@gmail.com ou ligar para 11 99922-2198. Mais informações no site www.compulsaosexual.com.br.

Escrito por Jairo Bouer as 22h57

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Vacinação contra hepatite B é ampliada

 

           

 

O Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina contra hepatite B para pessoas com até 49 anos. As três doses da vacina podem ser recebidas gratuitamente em qualquer posto de saúde da rede pública. A medida vale para homens e para mulheres. Até agora, a vacina estava disponível para pessoas de até 29 anos.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível que também pode ser contraída no contato com sangue contaminado e pelo uso de materiais cortantes com o vírus, como alicates e agulhas. Como nem sempre há sintomas evidentes da doença, a pessoa pode demorar anos para perceber que está com o vírus – sendo que a falta de tratamento pode fazer com que a infecção evolua para cirrose ou câncer de fígado.

 

Para saber mais sobre a medida acesse http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/11865/162/ministerio-da-saude-amplia-acesso-a-vacina-contra-hepatite-b.html.

 

Escrito por Jairo Bouer as 22h56

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

15/07/2013

Dormir mais protege seu coração

Uma pesquisa feita pela Universidade de Wageningen e pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda mostrou que quem dorme sete horas ou mais por noite tem menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Mas não basta investir no travesseiro – o benefício foi verificado quando associado a hábitos como manter uma dieta balanceada, não fumar, beber com moderação e fazer exercícios físicos regularmente.

            Foram acompanhadas mais de 14 mil pessoas por uma década. Ao final do período, 600 haviam desenvolvido doenças cardiovasculares – como sofrer infarto – e 129 haviam morrido. As pessoas que mantiveram hábitos saudáveis apresentaram 57% menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares e 67% a menos de risco de morrer dessas complicações. Quando esses hábitos foram acrescidos de pelo menos sete horas de sono por noite, as pessoas apresentaram 65% menos chances de ter problemas de coração e 83% menos possibilidade de morrer por isso.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://cpr.sagepub.com/content/early/2013/07/02/2047487313493057.abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 10h27

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Aumenta consumo de drogas "legais" no Mundo

            O Relatório Mundial sobre as Drogas lançado pelo Escritório da Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) alerta que a quantidade de drogas legais disponíveis no mercado cresceu tanto que já ultrapassou as substâncias proibidas sob controle internacional. Nos Estados Unidos 11% dos jovens de 17 e 18 anos dizem já ter experimentado essas drogas sintéticas. O país é o mais afetado pelo consumo das novas drogas – que ficam atrás apenas da maconha em número de usuários. Na Europa, 5% dos jovens já experimentaram essas novas drogas. O Brasil também aparece no relatório, com o aumento do consumo principalmente de Mefredona e Salvia divinorum.

            De acordo com a Unodc, muitas das drogas vendidas pela internet podem ser mais perigosas do que cocaína ou maconha, já que seus efeitos adversos e seu potencial de causar dependência ainda não são conhecidos.

Para ler mais sobre o relatório acesse http://www.unodc.org/unodc/en/frontpage/2013/June/new-psychoactive-substances-pose-severe-challenges-to-public-health-systems-says-unodc-chief-at-launch-of-world-drug-report-2013.html?ref=fs3.

Escrito por Jairo Bouer as 10h26

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.