Blog do Dr Jairo Bouer
 

20/06/2013

Especialistas especulam que homens seriam responsáveis pela menopausa

             Um estudo feito por especialistas em evolução genética da McMaster University, no Canadá, sugere que a menopausa surgiu por causa da preferência masculina por mulheres mais jovens. Os cientistas apontam que os homens tendem a procurar mulheres mais jovens há milhares de anos. Por causa disso, a fertilidade de mulheres mais velhas perdeu sua necessidade – evoluindo para a menopausa.

            A suposição foi feita após o uso de métodos de simulação por computador, para que o desenvolvimento humano fosse avaliado com base em projeções de milhares de anos. Aparentemente, as humanas são as únicas fêmeas que não mantêm sua fertilidade por toda a vida.

            Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.ploscompbiol.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pcbi.1003092;jsessionid=CD2F9C41E8A685B4B90FCE0F48125E7E.

Escrito por Jairo Bouer as 22h30

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Estudo holandês sugere que partos em casa seriam menos arriscados

Um levantamento feito pelas universidades holandesas de Amsterdã, Leiden e Nijmegen mostra que partos feitos em casa apresentam menos riscos do que os feitos em hospital. Foram analisados dados de 150 mil mulheres que tiveram gestações de baixo risco entre 2004 e 2006. Delas, 92.333 tiveram seus filhos em casa e 54.419 foram para hospitais.

O risco de complicações graves avaliado para partos feitos em casa foi de 1 em mil, enquanto os hospitalares foi de 2,3 em mil. Entre as mulheres com gestação de baixo risco que tiveram o primeiro filho em casa, as chances de precisarem de tratamento intensivo e transfusão de sangue foram semelhantes ao das mulheres que tiveram filho em hospitais – 2,3 por mil em partos caseiros e 3,1 por mil em partos hospitalares. Entre as mulheres na segunda gravidez, os riscos foram ainda menores nos partos em casa – a chance de hemorragia pós-parto foi de 19,6 por mil, enquanto para mulheres atendidas em hospital o risco foi de 37,6 por mil.

Na Holanda, cerca de 20% dos partos são feitos em casa.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.bmj.com/content/346/bmj.f3263.

 

Escrito por Jairo Bouer as 22h28

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.