Blog do Dr Jairo Bouer
 

08/05/2013

Cigarro aumenta mais o risco de câncer de intestino nas mulheres

 

 

Pesquisadores da Universidade de Tromso, na Noruega, mostraram que mulheres fumantes têm mais chances de desenvolver câncer de intestino do que homens fumantes. Foram avaliados registros médicos de 600 mil pacientes – a conclusão foi de que a doença é duas vezes mais prevalente entre mulheres fumantes do que entre os homens que fumam.

Enquanto as fumantes têm 19% mais risco de apresentar câncer de intestino quando comparadas às mulheres que não fumam, o risco entre os homens fumantes foi 9% maior do que entre os não-fumantes. O risco foi ainda maior entre as mulheres que começaram a fumar antes dos 16 anos e aquelas que fumaram por décadas.

            Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://cebp.aacrjournals.org/content/early/2013/04/29/1055-9965.EPI-12-1351.abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 21h05

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Obesidade aos 20 dobra risco de morrer antes dos 55

 

Uma pesquisa feita com dados de 6.500 dinamarqueses mostrou que ser obeso aos 20 anos representa um risco oito vezes maior de se ter diabetes aos 55 anos. Além disso, a chance de ter um tromboembolismo é quatro vezes superior à de quem tem peso normal aos 20 anos. O risco de apresentar pressão alta, sofrer um ataque cardíaco ou morrer antes mesmo de completar 55 anos é duas vezes maior entre aqueles que são obesos na juventude.

                O estudo foi feito com base nas informações de 6.500 dinamarqueses que tinham 22 anos em 1955. Eles haviam passado por exames para o serviço militar na época, registrando dados sobre seu peso, condições físicas e psicológicas. As informações foram cruzadas com o estado atual de saúde dos voluntários.

                Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://bmjopen.bmj.com/content/3/4/e002698.short?g=w_open_current_tab.

 

 

Escrito por Jairo Bouer as 21h04

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.