Blog do Dr Jairo Bouer
 

27/04/2013

Quase a metade das crianças em SP está acima do peso

Um projeto feito pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo mostrou que 45% das crianças paulistanas têm sobrepeso ou são obesas. Foram avaliadas 476 crianças de dois a nove anos, sendo 246 meninos e 230 meninas. O levantamento foi feito durante mutirões de reeducação alimentar feitos em parques, estações de metrô e escolas da rede estadual.

No total, 19% das crianças apresentaram excesso de peso e 26% foram considerados obesos. Entre as meninas, o índice foi de 22% de sobrepeso e 24% de obesidade. Já entre os meninos, 16,6% tinham excesso de peso e 28% eram obesos.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://saude.sp.gov.br/ses/noticias/2013/abril/1-em-cada-4-criancas-paulistanas-e-obesa.

Escrito por Jairo Bouer as 12h06

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Gosto de cerveja dá vontade de beber mais

            Um estudo feito na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mostrou que basta os homens sentirem o gosto da cerveja para quererem beber mais, sem nem sequer terem sentido os efeitos do álcool. A pesquisa envolveu 49 homens que foram avaliados por tomografias computadorizadas enquanto recebiam sprays de diferentes bebidas em suas bocas. Foram oferecidas pequenas quantidades de água, isotônico e cerveja.

Quando foi fornecido o spray de cerveja, houve uma liberação maior de dopamina no cérebro dos voluntários – um dos hormônios responsáveis pelo bem-estar. A sensação de prazer foi ainda maior entre as pessoas com um histórico familiar de alcoolismo. Além disso, antes mesmo de o álcool poder causar efeitos inebriantes, os homens tinham uma propensão maior a dizer que desejavam tomar uma bebida alcoólica.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.nature.com/npp/journal/vaop/naam/pdf/npp201391a.pdf.

Escrito por Jairo Bouer as 12h05

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.