Blog do Dr Jairo Bouer
 

16/04/2013

Muito açúcar nas bebidas

Uma pesquisa feita com crianças e adolescentes brasileiros de 3 a 17 anos mostra que os jovens estão trocando a água e leite por sucos industrializados e refrigerantes. A consequência é o aumento da ingestão de açúcar, chegando a uma média de 21 quilos de açúcar por ano só em bebidas. Entre os adolescentes de 11 a 17 anos, o índice chega a 26 quilos anuais. Isso representa 45% a mais do que se deveria ingerir no período (18 quilos de açúcar), considerando todos os alimentos, não apenas bebidas.

            O Ministério da Saúde avalia que uma em cada três crianças brasileiras de 5 a 9 anos está acima do peso ou obesa. A ingestão excessiva de açúcar nesse tipo de bebida é um dos responsáveis por isso.

            O levantamento foi feito em cinco capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife) e pode ser lido em http://www.biomedcentral.com/1471-2458/12/1005.

Escrito por Jairo Bouer as 11h18

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Consciência ao volante?

Desde 2006, o brasileiro está dirigindo menos sob efeito do álcool. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo mostra que entre 2006 e 2012 houve uma queda de 21% de pessoas que admitem terem dirigido depois de beber nos últimos 12 meses. A queda maior foi entre os homens do que entre as mulheres.

O levantamento mostrou que mais da metade (52%) da população se mantém abstêmia, sem consumir álcool. Por outro lado, os consumidores de álcool estão bebendo cada vez mais. O uso excessivo (duas ou mais vezes por semana) aumentou 20% nestes seis anos. Tratando-se apenas de mulheres, o aumento foi de 34,5%. Os 20% dos adultos bebedores são responsáveis pelo consumo de 56% de todo álcool consumido no país – ou seja, pouca gente bebendo muito. Além disso, o índice de depressão se mostrou maior entre os bebedores pesados – 41% em comparação a 25% da população em geral.

A pesquisa foi feita com 4.607 pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios brasileiros. Para ler mais acesse http://inpad.org.br/lenad/alcool/press-release/.

 

Escrito por Jairo Bouer as 11h17

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.