Blog do Dr Jairo Bouer
 

12/04/2013

Careca no topo da cabeça pode sinalizar maior risco para o coração

            Um estudo feito na Universidade de Tóquio, no Japão, mostrou que homens que perdem cabelo no topo da cabeça têm mais riscos de sofrer de problemas no coração. Foram avaliados 37 mil homens, e os resultados mostraram que os calvos apresentam 32% mais chances de serem cardiopatas.

            Apesar de haver uma correlação entre a calvície a doenças cardíacas, o risco se mostrou mais próximo entre fumantes e obesos. A ligação não foi constatada entre homens com “entradas” na fronte. Os pesquisadores não chegaram a uma conclusão sobre o aumento do risco entre calvos, mas especulam que entre as causas estão o aumento de sensibilidade aos hormônios masculinos, resistência à insulina e arterosclerose.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://bmjopen.bmj.com/content/3/4/e002537.short?g=w_open_current_tab.

Escrito por Jairo Bouer as 17h44

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Hálito pode funcionar como "impressão digital"

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Federal da Suíça descobriram que o nosso hálito é algo tão único como a impressão digital. Os cientistas avaliaram a expiração de 11 voluntários, quatro vezes ao dia, durante nove dias. Foi usada uma técnica chamada espectrometria de massa, que identificou as moléculas de cada “baforada”.

O resultado mostrou que o ar exalado contém uma composição única e estável de moléculas, que varia entre cada indivíduo. A equipe estava interessada em mapear os metabólitos liberados na respiração – moléculas tão pequenas resultantes do metabolismo corporal que são capazes de passar do sangue para as vias aéreas através dos alvéolos nos pulmões. Os pesquisadores afirmaram que os metabólitos se mantiveram constantes nas medições de cada voluntário ao longo do dia.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0059909.

 

 

Escrito por Jairo Bouer as 17h40

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.