Blog do Dr Jairo Bouer
 

04/03/2013

Preço mais alto de bebida reduz mortes ligadas ao álcool

Uma pesquisa feita na província canadense da Colúmbia Britânica mostrou que o aumento de 10% no preço de bebidas poderia representar uma queda de 32% no número de mortes ligadas ao álcool. O estudo foi feito entre 2002 e 2009, englobando dois períodos em que houve mudanças na venda de bebidas na região. No primeiro, bebidas alcoólicas só poderiam ser compradas em lojas do governo. No segundo, a venda foi liberada para lojas do setor privado.

Além da alteração do preço, o aumento de pontos de vendas também representou uma elevação na taxa de mortes ligadas à bebida. Segundo os pesquisadores, o aumento de 10% de estabelecimentos que vendiam álcool representou uma alta de 2% no número de mortes relacionadas à bebida.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.addictionjournal.org/press-releases/drop-in-alcohol-related-deaths-by-nearly-a-third-follows-minimum-alcohol-price-i .

Escrito por Jairo Bouer as 09h44

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Lei antifumo pode reduzir partos prematuros

Um estudo feito na Universidade Hasselt, na Bélgica, com dados de 600 mil partos mostrou que o número de bebês prematuros caiu após a implantação de leis antifumo. A pesquisa avaliou três períodos específicos: logo após 2006, quando locais públicos e ambientes de trabalho ficaram livres do cigarro, após 2007, quando o fumo foi proibido em restaurantes e depois de 2010, quando a restrição chegou a bares que servem refeições.

A análise dos dados mostrou quedas de cerca de 3% nos nascimentos antes de 37 semanas de gestação depois de 2007 e 2010. A queda se manteve mesmo depois de serem levados em conta dados como idade e padrão socioeconômico das mães, efeitos populacionais como poluição do ar ou epidemias de gripe.

Nascimentos prematuros aumentam as chances de bebê com baixo peso, mais sujeitos a infecções e problemas respiratórios.

Estudos anteriores já demonstraram que as leis antifumo podem ter efeito também na redução da taxa de mortes por eventos cardiovasculares.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.bmj.com/press-releases/2013/02/13/smoking-bans-linked-%E2%80%9Csuccessive-reductions%E2%80%9D-preterm-birth.

 

Escrito por Jairo Bouer as 09h43

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.