Blog do Dr Jairo Bouer
 

07/02/2013

Aumentam casos de câncer ligados ao HPV

Um levantamento feito por diversas instituições de pesquisa mostrou que a taxa de mortalidade por câncer está caindo desde 1990. Mas isso não vale quando se trata de alguns tipos da doença que estão associados ao HPV. Enquanto as taxas de mortalidade e a incidência de casos de câncer de pulmão, intestino, mama e próstata diminuíram, os casos de câncer de orofaringe, ânus e vulva (todos ligados ao HPV) aumentaram.

Por outro lado, o câncer de colo de útero, também associado ao HPV, teve uma queda. Os especialistas estimam que isso se deva ao aumento de exames de Papanicolau, que detectam as lesões pré-cancerígenas e permitem o tratamento antes mesmo de o câncer se desenvolver.

Apesar de a vacina contra o HPV já estar disponível, a taxa de cobertura ainda é baixa. Nos Estados Unidos apenas 32% das meninas de 13 a 17 anos e menos de 2% dos rapazes receberam as três doses da vacinação. No Brasil, um projeto de lei que ainda precisa ser aprovado prevê a distribuição na rede pública para as garotas. Mas isso ainda pode levar um tempo...

Para ler mais sobre o levantamento acesse http://jnci.oxfordjournals.org/content/early/2013/01/03/jnci.djs491.abstract?sid=6191f8ba-c58e-4092-8522-74ddd6ff6307.

 

 

Escrito por Jairo Bouer as 12h35

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Sono ruim pode interferir no relacionamento

 

Uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, mostrou que a má qualidade do sono pode ser um dos fatores de descontentamento no relacionamento. O estudo contou com mais de 60 casais que tinham de 18 a 56 anos. Numa parte do experimento eles tiveram de manter um diário sobre seu padrão de sono e como uma noite bem ou mal dormida havia interferido na relação com o parceiro.

Em outra parte do estudo, eles foram filmados enquanto resolviam alguns problemas propostos pelos cientistas. Os indivíduos que tinham dormido mal na noite anterior tendiam a mostrar menos empatia pelos parceiros. Segundo os pesquisadores, a privação de sono pode deixar as pessoas mais egoístas, priorizando suas necessidades sobre as do parceiro. Isso significa que uma noite de sono ruim pode deixar casais menos afinados com o humor e a sensibilidade do outro.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://newscenter.berkeley.edu/2013/01/19/sleep-couples/.

Escrito por Jairo Bouer as 12h35

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.