Blog do Dr Jairo Bouer
 

19/11/2012

Beber na gestação pode prejudicar QI das crianças

Cientistas ingleses mostraram que mulheres que bebem ainda que em pequenas quantidades – como uma cerveja por semana – durante a gestação podem fazer com que seus bebês tenham QI mais baixo. Pesquisadores da Universidade de Oxford analisaram os efeitos de mutações genéticas responsáveis pela produção da enzima álcool desidrogenase, uma das responsáveis pelo metabolismo da bebida, em mais de 4 mil crianças.

O QI delas foi testado quando elas tinham 8 anos de idade. Foram também coletadas amostras genéticas que mostraram se elas tinham a mutação ou não e suas mães foram entrevistadas para se avaliar se beberam durante a gestação. As crianças que tinham alto nível de mutação tendiam a ter um QI mais baixo – mas apenas se suas mães tivessem bebido na gravidez. Entre as crianças cujas mães não beberam não houve diferença de QI, independentemente da presença da mutação genética.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse

http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0049407.

Escrito por Jairo Bouer as 16h54

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

20% dos homens jovens usam remédio para ereção sem precisar

Um levantamento feito pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, mostrou que um em cada cinco homens de 20 a 35 anos já usou medicamento para disfunção erétil sem prescrição médica. O motivo citado por eles foi curiosidade, vontade de aprimorar a performance sexual e receio de falhar na relação.

            Porém, em se tratando de homens saudáveis e sem disfunção erétil, os medicamentos não apresentam resultados. Ou seja: não haverá ganho de rigidez ou de performance se o paciente não precisar do remédio de fato. Além disso, o paciente se expõe aos possíveis efeitos colaterais dos estimulantes, como dores de cabeça e musculares, diarreia, alergias, visão dupla e interação com outros medicamentos (principalmente os nitratos, usados por cardiopatas) que podem levar até a risco de morte.

Para ler mais sobre o levantamento acesse http://saude.sp.gov.br/ses/noticias/2012/novembro/1-em-cada-5-homens-faz-uso-inadequado-de-estimulante-sexual.

Escrito por Jairo Bouer as 16h53

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.