Blog do Dr Jairo Bouer
 

09/11/2012

Internações caem após leis antifumo

Um levantamento da Universidade da Califórnia e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos mostrou que, desde que leis que restringem o tabagismo em locais fechados entraram em vigor, o número de hospitalizações caiu até 24%. Foram avaliadas 45 pesquisas que analisaram as consequências de 33 leis antifumo adotadas em diversos países, como Estados Unidos, Alemanha e Uruguai.

De acordo com os resultados, depois das leis que restringem fumo em bares, restaurantes e locais de trabalho, as internações por problemas cardíacos caíram 15%. As hospitalizações por acidente vascular cerebral diminuíram 16% e,  por doenças respiratórias, 24%.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://circ.ahajournals.org/content/126/18/2177.abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 08h52

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Paciente com HIV toma menos remédio para beber

Um estudo feito na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, mostrou que 51% dos pacientes em tratamento para Aids deixavam de tomar os antirretrovirais para poder beber álcool. Durante um ano, cerca de 200 pacientes foram acompanhados – metade deles admitiu ter pulado a dose de remédio quando bebia álcool. Estes mesmos pacientes tendiam a apresentar cargas virais mais altas do que as pessoas que seguiam o tratamento sem pular doses.

Os pesquisadores atribuíram a falha na aderência a dois motivos – o esquecimento causado pela ação da bebida e a crença errônea de que não se pode tomar álcool e medicamento simultaneamente. Segundo os pesquisadores, os danos causados por não tomar a medicação são maiores do que a mistura com bebida (exceto as pessoas que têm problemas no fígado).

Interromper o tratamento, ainda que por curtos períodos, favorece a seleção de cepas resistentes do HIV, aumentando a resistência do vírus, dificultando o uso de medicações e limitando a oferta de antirretrovirais que o paciente pode usar.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.springerlink.com/content/758q47512726wt55/.

Escrito por Jairo Bouer as 08h51

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.