Blog do Dr Jairo Bouer
 

22/10/2012

Spray de Ocitocina pode auxiliar na dependência ao álcool

Uma pesquisa feita na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que o uso de spray de ocitocina pode auxiliar na desintoxicação contra o alcoolismo. O estudo contou com 11 voluntários dependentes de álcool que estavam no processo de abandonar o vício. Parte deles recebeu duas doses diárias de ocitocina nasal, enquanto a outra parte recebeu placebo. Todo mundo recebeu um calmante (benzodiazepínico) quando atingiu certo grau de sintomas de abstinência.

Os voluntários que receberam spray de ocitocina tiveram menos vontade de beber e menos sintomas de abstinência do que os voluntários que receberam placebo. Além disso, foram necessárias menos doses de benzodiazepínicos no grupo da ocitocina.

            A ocitocina é um hormônio associado à formação de vínculos sociais e afetivos. Não se sabe ainda exatamente quais são os efeitos colaterais do seu uso.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1530-0277.2012.01958.x/abstract;jsessionid=F11BDE99C69B628663855C7298F0663E.d03t01

Escrito por Jairo Bouer as 10h42

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Dormir pouco pode favorecer acúmulo de gordura

Faz tempo que os estudos mostram que pessoas com privação de sono têm tendência maior a desenvolver diabetes e apresentam mais dificuldade para perder peso. Uma pesquisa feita na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que a gordura “cansada”, depois de poucas horas de sono, é menos sensível à insulina, favorecendo a diabetes e o acúmulo de mais gordura.

            Foram analisadas células de gordura retiradas da barriga de sete adultos depois de quatro noites de oito horas e meia de sono. Outra amostra foi colhida depois de quatro noites de quatro horas e meia de sono. A privação de sono fez com que as células se tornassem em média 30% menos responsivas à insulina – hormônio que faz as células do músculo, fígado e gordura absorverem glicose depois da refeição. Se essa glicose não é absorvida, fica circulando no sangue e pode levar à diabetes. Além disso, células de gordura secretam o hormônio leptina, ligado à regulação de apetite. Privação de sono pode levar ao mau funcionamento desse mecanismo, favorecendo o ganho de peso.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://annals.org/article.aspx?articleid=1379773.

 

 


Escrito por Jairo Bouer as 10h32

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.