Blog do Dr Jairo Bouer
 

15/10/2012

População brasileira pode encolher

 

 

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostram que os brasileiros estão tendo cada vez menos filhos e, se a tendência se mantiver assim, a partir de 2030 o país terá redução da sua população. Desde 2007 a taxa de fecundidade total brasileira está abaixo dos níveis de reposição, sendo a média 1,7 filho por mulher.

A queda no número de filhos se deu em todas as faixas etárias. Vale ressaltar que, entre as adolescentes, a taxa de fecundidade vem diminuindo desde 2000. As previsões são de que a população brasileira chegue a um pico de 208 milhões de habitantes e comece a cair a partir daí. Em 2040, espera-se que sejam 205 milhões de habitantes no país.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15747&Itemid=9.

Escrito por Jairo Bouer as 12h01

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Mulheres se estressam mais com notícias ruins

Uma pesquisa feita pela Universidade de Montreal, no Canadá, mostrou que as notícias ruins, como reportagens sobre assassinatos e acidentes, afetam mais mulheres do que homens. O estudo contou com 60 voluntários. Todos receberam recortes de jornais com notícias variadas – que iam desde fatos policiais até dados neutros, como estreias de filmes.

Os participantes foram submetidos a exames de sangue enquanto liam as notícias para analisar os seus níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse. Entre as mulheres, o nível de cortisol aumentou com as notícias ruins. Entre os homens isso não foi notado. Quando eram lidas as notícias neutras, o nível se mantinha estável tanto em homens como entre as mulheres.

Para saber mais sobre o estudo acesse http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0047189.

 

Escrito por Jairo Bouer as 12h01

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.