Blog do Dr Jairo Bouer
 

11/10/2012

10% das crianças podem ter enxaqueca

 

            Uma pesquisa feita com 1.856 crianças de 5 a 11 anos mostrou que ter dor de cabeça pode estar associado com transtornos de comportamento infantil, incluindo quadros ansiosos-depressivos, distúrbios sociais e reações somáticas. O levantamento foi feito pelo Instituto Glia, de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.

            O mesmo grupo havia feito uma pesquisa com 5.671 crianças de 87 cidades brasileiras e constatou que cerca de 10% delas têm enxaquecas. Este grupo apresentou um risco 2,8 vezes maior do que as outras crianças de ter dificuldades escolares. Além disso, a incidência de depressão e ansiedade foi 5,8 vezes maior entre as crianças com enxaqueca.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://cep.sagepub.com/content/early/2012/09/17/0333102412454226.abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 14h44

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Jovem que dorme pouco tem mais risco cardíaco

Uma pesquisa feita no Canadá com 4.104 adolescentes mostrou que eles dormiam cerca de 7,9 horas por noite durante e a semana e 9,4 horas nas noites de final de semana. Apesar disso, 20% declararam que a qualidade do sono era ruim durante a semana – queixa de 10% dos entrevistados referente aos finais de semana.

            Entre os entrevistados que referiam má qualidade de sono, houve uma maior associação com riscos para doenças cardiovasculares, hipertensão e altos índices de colesterol. Segundo os pesquisadores, isso pode ser explicado pelo fato de que acordar durante a noite, ter dificuldade para dormir e ter pesadelos podem estar associados a hábitos não saudáveis, como uma dieta não equilibrada e vida sedentária. Ou seja: os mesmos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.cmaj.ca/content/early/2012/10/01/cmaj.111589.

 

Escrito por Jairo Bouer as 14h42

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.