Blog do Dr Jairo Bouer
 

10/09/2012

Remédio e adesivo aumentam as chances de abandonar cigarro

 

 

            Um estudo feito no Reino Unido, Canadá e Austrália pelo Instituto de Câncer Roswell Park mostrou que fumantes que recorrem a patches de nicotina ou medicamentos têm chances muito maiores de parar de fumar. Foram entrevistados mais de 7.400 fumantes sobre suas tentativas de abandonar o tabagismo. Cerca de 2.200 deles usaram medicamentos ou adesivos de nicotina, enquanto os outros contaram apenas com a força de vontade.

            Os voluntários foram acompanhados durante seis meses. No final do período, 5% dos que não usaram medicamentos continuavam sem fumar. Entre os que usaram adesivos de nicotina, 18% estavam sem cigarro no final do período. Para os que usaram bupropiona (um antidepressivo usado no tratamento do tabagismo), a taxa foi de 15% e, entre os que receberam vareniclina (outro antidepressivo), o índice foi de 19%.

Para ler a pesquisa na íntegra acesse http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1360-0443.2012.04009.x/abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 16h04

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Novo estudo diz que Brasil consome 20% da cocaína mundial

 

O Segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, realizado pela Universidade Federal de São Paulo com 4.607 pessoas de 149 municípios brasileiros mostrou que o país é o maior mercado consumidor de crack do mundo e o segundo de cocaína. Isso significa que o Brasil consome 20% da cocaína mundial, englobando a droga refinada e seus subprodutos, como crack e merla.

            No último ano, um em cada cem adultos fumou crack, o que representa um milhão de brasileiros com mais de 18 anos. Quando se considera cocaína e crack, o número sobe para 2,8 milhões. Cerca de 4% dos adultos já experimentaram cocaína ou crack no Brasil. Entre os adolescentes de 14 a 18 anos, a taxa é de 3%.

Para 45% dos usuários o primeiro contato com a droga se deu antes dos 18 anos. No total, 48% das pessoas que experimentaram cocaína ou seus derivados desenvolveram dependência, sendo que 27% usam a droga mais de duas vezes por semana.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.inpad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=106.

 

 

Escrito por Jairo Bouer as 16h02

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.