Blog do Dr Jairo Bouer
 

03/09/2012

Maconha na adolescência pode reduzir QI

Uma pesquisa que seguiu o desenvolvimento de 1.037 crianças nascidas na Nova Zelândia entre 1972 e 1973 até que completassem 38 anos mostrou que aquelas que fumaram maconha na adolescência apresentaram um QI mais baixo na vida adulta.

Os voluntários foram submetidos a testes psicológicos de memória, rapidez mental, raciocínio e poder de concentração. Aqueles que começaram fumar na adolescência com frequência e continuaram na vida adulta tiveram em média um QI com 8 pontos a menos, numa escala que vai até 100.

Deixar de fumar quando adulto não reduziu os estragos já causados. De acordo com os responsáveis pelo estudo, o problema é justamente quando se começa a consumir a droga. Antes dos 18 anos o cérebro ainda está passando por uma fase de intenso desenvolvimento, sendo mais vulnerável à ação das substâncias.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.pnas.org/content/early/2012/08/22/1206820109.abstract?sid=c69f78ca-7a9a-4f70-899b-9bfd793d6d6f

Escrito por Jairo Bouer as 10h30

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Aborto aumenta risco de parto prematuro

 

Um estudo feito na Finlândia mostrou que mulheres que provocaram abortos antes de ter o primeiro filho têm um risco maior de parto prematuro numa gestação futura. A pesquisa foi feita pelo Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar de Helsinque entre 1996 e 2008, usando dados de 300.858 mulheres que tiveram filhos.

A chance de dar à luz antes de completar 28 semanas de gestação era três vezes maior entre mulheres que já tinham passado por três ou mais abortos, o que contribui com maior risco de o bebê ter danos cerebrais ou algum tipo de deficiência. O risco de o bebê nascer com baixo peso foi 225% maior nesse grupo de mulheres, o que torna a criança mais vulnerável a infecções e outras complicações logo após o parto.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://humrep.oxfordjournals.org/content/early/2012/08/27/humrep.des294.short?rss=1.

 


 

Escrito por Jairo Bouer as 10h29

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.