Blog do Dr Jairo Bouer
 

18/06/2012

Pouco sono pode aumentar vontade de comer alimentos gordurosos

 

Um estudo feito pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que dormem pouco resistem menos a comidas gordurosas e calóricas. A privação de sono mudaria o modo de o cérebro reagir a comidas calóricas, aumentando o apetite por esse tipo de alimento.

Foram avaliadas ressonâncias magnéticas de 25 voluntários de peso normal que eram expostos a fotos de alimentos saudáveis e gordurosos. Parte deles havia sido submetida a restrição nas horas de sono, enquanto a outra parte havia dormido adequadamente. No primeiro grupo, o centro de recompensa do sistema nervoso central se mostrou mais sensibilizado. Desse modo, ao serem expostas a junk food, as pessoas tiveram a impressão de que os alimentos gordurosos eram mais apetitosos e se sentiram mais recompensadas, aumentando o consumo desse tipo de comida.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.aasmnet.org/articles.aspx?id=3135

Escrito por Jairo Bouer as 09h46

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Álcool e cigarro interferem pouco na fertilidade do homem

Contrariando vários estudos anteriores, uma pesquisa feita pelas Universidades de Sheffield e Manchester, na Grã-Bretanha, mostrou que parar de beber e fumar teria pouco efeito sobre a fertilidade masculina. O estudo se baseou em dados sobre estilo de vida de 939 homens com baixo índice de espermatozoides e 1.310 homens com espermograma normal.

Os resultados mostraram que há pouca diferença no número de espermatozoides móveis entre pacientes que nunca fumaram e os que fumavam cerca de 20 cigarros por dia. Além disso, houve pouca evidência de que o uso recreativo de drogas, sobrepeso ou consumo de álcool alterariam a qualidade dos espermatozoides. Outras variáveis de fertilidade, como tamanho, forma ou qualidade do DNA dos espermatozoides, não foram avaliadas no estudo.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://humrep.oxfordjournals.org/content/early/2012/06/16/humrep.des183.abstract?sid=5d8f1f57-7b58-4af6-ba1b-5cb8a0175b29.

 

Escrito por Jairo Bouer as 09h43

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.