Blog do Dr Jairo Bouer
 

28/05/2012

Estresse pode beneficar interação social

 

            Um estudo feito na Universidade de Freiburg, na Alemanha, mostrou que apesar de terem a fama de ficarem mais agressivos quando são submetidos a situações de estresse, os homens também se valem de interação social para superar o quadro.

            Os pesquisadores contaram com dois grupos de voluntários: um que foi submetido a uma simulação estressante no laboratório e outro grupo controle, que não passou pelo estresse. O primeiro grupo investiu mais nos seus contatos sociais, mostrando-se mais aberto a confiar em outras pessoas, agindo eles mesmos de forma mais confiável e dividindo mais seus recursos do que as pessoas que não foram pressionadas.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://pss.sagepub.com/content/early/2012/05/16/0956797611431576.abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 10h28

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Traição aumenta chance de morrer durante sexo

Uma pesquisa feita na Universidade de Florença, na Itália, deve servir de alerta para os homens que andam pulando a cerca. A chance de morrer durante o sexo ou logo após o sexo é maior entre os homens que traem suas parceiras fixas. Os cientistas avaliaram estudos anteriores feitos sobre as mortes súbitas no coito produzidos até 2011.

Apesar de o índice de infidelidade admitido pelos entrevistados variar muito de estudo para estudo (indo de 15% a 50% ao longo da vida), houve uma correlação entre infidelidade e maior taxa de morte súbita ligada ao sexo. As razões para isso não estão elucidadas, mas especula-se que sentimentos como culpa, estresse do sigilo e maior consumo de álcool tenham influência nisso.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1743-6109.2012.02722.x/abstract.

 

 

Escrito por Jairo Bouer as 10h27

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.