Blog do Dr Jairo Bouer
 

07/05/2012

Adolescentes americanos esperam mais para iniciar vida sexual

 

            Uma pesquisa feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos mostrou que mais adolescentes americanos estão adiando o início da vida sexual. Entre 2006 e 2010, 57% das adolescentes de 15 a 19 anos ainda não tinham praticado a penetração vaginal, proporção 49% superior ao levantamento de 1995.

            Além disso, 60% dos adolescentes que praticavam sexo disseram que usavam métodos hormonais (como pílula e injeções) para prevenir gravidez , representando um aumento de 47% em comparação a 1995. A camisinha foi o segundo método mais utilizado, com o uso caindo em relação a 1995. Apenas metade das adolescentes que usaram camisinha como método anticoncepcional fez uso consistente no mês anterior à pesquisa. E cerca de 20% das adolescentes sexualmente ativas não usavam qualquer tipo de anticoncepcional, nível semelhante ao de 1995.

Para ler a pesquisa acesse http://www.cdc.gov/nchs/nsfg/nsfg_2006_2010_puf.htm.

Escrito por Jairo Bouer as 09h44

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Falar outra língua ajuda a processar melhor os sons

 

Uma pesquisa feita na Northwestern University, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que aprendem uma segunda língua têm uma capacidade cerebral maior para processar o som. Foram monitoradas as respostas cerebrais de 48 estudantes saudáveis, sendo 23 deles bilíngues. Foram usados eletrodos no couro cabeludo dos voluntários para registrar o padrão de suas ondas cerebrais ao serem expostos a diferentes tipos de sons e ruídos.

Quando eles estavam em ambientes silenciosos, os dois grupos respondiam da mesma maneira. Mas numa situação de uma conversa barulhenta, os bilíngues conseguiram processar os sons de modo muito superior. Eles eram capazes de sintonizar mais informações importantes – como a voz do seu interlocutor- e bloquear os ruídos de fundo.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.pnas.org/content/early/2012/04/23/1201575109.abstract.

 

Escrito por Jairo Bouer as 09h43

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.