Blog do Dr Jairo Bouer
 

08/04/2012

Mais de 70% dos estudantes têm dor de cabeça

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP mostrou que 72,8% dos alunos de ensino médio têm dor de cabeça. O estudo foi feito com 415 estudantes com idade média de 15 anos.

O índice é maior entre as garotas (79%, em comparação a 62,5% dos meninos), entre os usuários de aparelhos ortodônticos e nos consumidores de bebidas alcoólicas. Entre os alunos que admitiam beber, 83,3% relataram dores de cabeça. Por outro lado, não houve correlação entre a cefaleia e as horas de sono, o uso de óculos, a prática de exercícios físicos, o número de horas semanais gastas em TV, internet e videogame e nem com as notas escolares.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.usp.br/agen/?p=92042

Escrito por Jairo Bouer as 16h41

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Melanoma aumenta entre mulheres jovens

Um estudo feito pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, mostrou que os casos de câncer de pele estão aumentando entre os jovens, principalmente entre as mulheres. O centro sugere que a prática de bronzeamento artificial e o pouco uso do protetor solar respondam por boa parte desse crescimento.

Foram avaliados os históricos de 256 pessoas entre 1970 e 2009. No período, as taxas de melanoma (um dos cânceres de pele mais malignos) aumentaram oito vezes entre as mulheres. Entre os homens o crescimento foi de quatro vezes. Por outro lado, a taxa de mortalidade causada pela doença diminuiu no período, indicando que houve mais intervenções precoces que levaram ao controle e cura do melanoma.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.mayoclinicproceedings.org/article/S0025-6196(12)00209-1/fulltext.

 

Escrito por Jairo Bouer as 16h35

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.