Blog do Dr Jairo Bouer
 

27/03/2012

Ginecologistas falam pouco sobre sexo com pacientes

Uma pesquisa feita com 1.154 ginecologistas e obstetras americanos mostrou que nem todos conversam sobre sexo com suas pacientes – e os que conversam deixam passar vários pontos importantes. De acordo com os resultados, 63% dos médicos disseram que falavam rotineiramente sobre sexo com suas pacientes e 40% questionavam sobre os problemas sexuais enfrentados por elas.

Assuntos como satisfação e prazer eram explorados pela minoria dos entrevistados: 28,5% dos ginecologistas perguntavam ativamente sobre a satisfação sexual de suas pacientes, 27,7% discutiam a orientação sexual delas e apenas 13,8% abordavam o prazer obtido com sexo. Além disso, um quarto dos entrevistados disse que expressavam a desaprovação sobre a prática sexual de suas pacientes. Os autores da pesquisa, feita na Universidade de Chicago, propuseram a adoção de um guia de orientação para os ginecologistas e obstetras alertando sobre a necessidade de se abordar a sexualidade de suas pacientes de uma forma mais completa em consulta.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1743-6109.2012.02702.x/abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 22h04

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Mulheres têm mais fantasias sexuais na ovulação

Um estudo feito na Universidade de Lethbridge, no Canadá, mostrou que as mulheres tendem a ter mais fantasias sexuais durante o período fértil. A pesquisa contou com 27 voluntárias heterossexuais que mantiveram um diário de suas fantasias durante um mês. Nenhuma delas usava contraceptivo hormonal.

Na media, as mulheres tiveram 0,77 fantasias por dia. Nos três dias próximos à ovulação, o índice praticamente dobrou, chegando a 1,3. Além disso, as voluntárias disseram que essas fantasias eram capazes de deixá-las mais excitadas em comparação ao resto do período.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.springerlink.com/content/a687782206156r64/.

Escrito por Jairo Bouer as 22h03

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.