Blog do Dr Jairo Bouer
 

14/03/2012

Exercícios ativam gene queimador de gordura imediatamente

Uma pesquisa feita no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, mostrou que uma hora de exercícios físicos já é suficiente para ativar os genes responsáveis pela queima de estoque de gordura corporal. Os cientistas procuraram por modificações genéticas – chamadas desmetilações – nos músculos de oito voluntários durante a prática de exercícios. Para isso foram realizadas biópsias em músculos da coxa de homens que eram relativamente sedentários. As amostras foram colhidas antes e uma hora após a atividade física.

Vários genes envolvidos no metabolismo de gordura sofreram desmetilações após os exercícios, facilitando a produção de proteínas. Isso sugere que houve maior envolvimento de enzimas que quebram gordura depois da seção de exercícios. Os cientistas ficaram surpresos ao notar que isso acontece tão rapidamente.

Para saber mais sobre a pesquisa acesse http://www.cell.com/cell-metabolism/abstract/S1550-4131(12)00005-8.

Escrito por Jairo Bouer as 21h59

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Lei obriga atores pornôs de Los Angeles a usar camisinha

 Uma lei municipal de Los Angeles que entrou em vigor no dia 5 passou a obrigar os atores de filmes pornográficos a usarem camisinhas nas filmagens. O objetivo é diminuir a transmissão do HIV. A medida foi promovida pela organização Aids Healthcare Foundation, que pressionou os políticos locais a convocarem um plebiscito sobre a medida.

Antes, as boas produtoras apenas exigiam teste de HIV e de outras DSTs periódicos dos atores e atrizes. Acontece que existe a janela sorológica (período de duas ou três semanas em que mesmo havendo contaminação pelo vírus, o teste traz resultados negativos). Além disso, são incomuns testes para uma série de doenças muito prevalentes hoje em dia como as causadas pelo vírus HPV.

Os produtores do setor se opuseram à nova regra, afirmando que o público não gosta de ver atores usando preservativos e que isso traria prejuízos à indústria pornô. A prefeitura de Los Angeles ainda não definiu como será feita a fiscalização da lei, que ainda estabelece um imposto às produtoras pornôs para que sejam financiadas as inspeções aos sets de filmagens.

Para ler mais sobre a nova legislação acesse http://www.aidshealth.org/archives/6675/.

Escrito por Jairo Bouer as 21h58

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.