Blog do Dr Jairo Bouer
 

17/12/2011

Muito exercício pode lesar o coração

Uma pesquisa feita na Universidade de Melbourne, na Austrália, mostrou que exercício físico em excesso, assim como o sedentarismo, também pode causar danos ao coração. Foram feitas ressonâncias magnéticas em 40 atletas que estavam se preparando para participar de eventos extremos, como provas de triatlo ou ciclismo em montanha, e a maioria tinha distensões no músculo do ventrículo direito. Se for persistente, esse tipo de lesão pode causar arritmia, por exemplo.

Os atletas foram avaliados duas semanas antes da competição, logo após a prova e cerca de uma semana depois. A maioria estava recuperada completamente depois de uma semana. Segundo os pesquisadores, uma combinação de treinamento sensato e tempo de recuperação adequado é capaz de trazer melhorias ao músculo cardíaco. São necessários outros estudos para saber qual o limite de esforço capaz de causar danos e se eles serão permanentes.

Escrito por Jairo Bouer as 10h22

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Anfetaminas estão agora proibidas no Brasil

Desde sexta-feira (9/12) os medicamentos femproporex, mazindol e anfepramona, usados como controladores de apetite em tratamentos de perda de peso, não podem mais ser vendidos no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a produção, comercialização e manipulação destes medicamentos alegando que há falta de dados comprovando a segurança das substâncias e que há fortes evidências de efeitos adversos graves.

A mesma norma da Anvisa prevê restrições à sibutramina, também utilizada em tratamentos de perda de peso. Agora os profissionais da saúde, empresas detentoras de registro e farmácias ficam obrigadas a notificar os efeitos adversos relacionados com o uso do medicamento. Além disso, o tratamento deve ser descontinuado em pacientes que não apresentem resultados após quatro semanas de uso do produto.

         

Escrito por Jairo Bouer as 10h18

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.