Blog do Dr Jairo Bouer
 

27/11/2011

Enzima pode induzir ou suprimir o sono

 

Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, descobriram uma enzima chamada PPT (núcleo pedúnculo-pontino tegmental) que, ao ser bloqueada, causa tanto o início quanto o fim do estágio REM do sono – quando a gente sonha e fixa a memória.

Se os pesquisadores conseguirem controlar o equilíbrio envolvendo a PPT, podem alcançar meios de tratamento mais eficientes para a insônia, por exemplo. Além disso, sendo mais específicos, os medicamentos poderiam trazer menos efeitos colaterais. Mas ainda são necessários muitos estudos nesse sentido, já que o sono envolve inúmeras enzimas e proteínas.

            Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.jneurosci.org/content/31/47/17007.abstract?sid=5c95230e-abc6-4051-8492-7eb267dbbcbe.

Escrito por Jairo Bouer as 22h30

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Mulheres inseguras fingem mais o orgasmo

 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que 54% das mulheres fingem orgasmo – principalmente as que estão inseguras no relacionamento e acham que estão sendo traídas. O estudo foi feito com 453 mulheres heterossexuais, de 18 a 46 anos, que estavam num relacionamento há pelo menos 6 meses.

Entre os motivos mais citados para fingir o orgasmo estavam “quero manter meu parceiro interessado na relação” e “quero evitar que ele se desinteresse da relação e me troque por outra mulher”.

 

Segundo os pesquisadores, esse pode ser um indício do valor evolutivo do orgasmo feminino: as mulheres que realmente atingissem o clímax conseguiriam manter seus parceiros por mais tempo, tendendo a selecionar os melhores. Além disso, há especulações de que o orgasmo feminino favoreceria a fecundação.

 

Tudo ainda especulação, mas fica clara a diferença entre os gêneros na pesquisa. Enquanto mais de metade das mulheres admitiu fingir o orgasmo, cerca de 25% dos homens admitiram que já simularam.

 

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.springerlink.com/content/h2r2063297584033/.

Escrito por Jairo Bouer as 22h29

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.