Blog do Dr Jairo Bouer
 

07/11/2011

Ejaculação frequente melhora qualidade de espermatozoides

 

            Uma pesquisa feita na Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, mostrou que ejacular com frequência pode aumentar a qualidade de DNA nos espermatozóides, elevando as chances de fecundação e gestação, principalmente quando são usadas técnicas de reprodução assistida. Os cientistas avaliaram o nível de fragmentação do DNA de espermatozóides de voluntários divididos em dois grupos. O primeiro grupo ficou 96 horas sem ejacular, masturbando-se na sequencia uma vez ao dia. O outro grupo ficou 24 horas em abstinência, para depois ejacular duas vezes no intervalo de três horas.

            A primeira metade apresentou espermatozóides com maior nível de fragmentação do DNA, o que diminui sua qualidade e sua capacidade de formar embriões viáveis e gestações que progridam sem a perda do feto – essencial para quem está fazendo tratamento de reprodução assistida e, portanto, já enfrenta problemas de fertilidade.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.fertstert.org/article/S0015-0282(11)02472-1/abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 23h18

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Nicotina pode aumentar risco do uso indevido de cocaína

 

Uma pesquisa feita na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo de nicotina pode deixar o cérebro mais vulnerável ao uso de cocaína. No estudo, foram usados ratos divididos em dois grupos. O primeiro foi “preparado” com nicotina durante sete dias, enquanto o outro não. Depois os dois grupos receberam cocaína.

Os animais do primeiro grupo se mostraram mais sensíveis aos efeitos da cocaína, e exames moleculares mostraram que houve um aumento da expressão do gene FosB no cérebro, envolvido na resposta à droga. Essa poderia ser uma explicação de como a nicotina pode servir de porta de entrada para outras drogas – assim como se associa o uso de álcool a outras substâncias.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://stm.sciencemag.org/content/3/107/107ra109.abstract?sid=a76f77a2-2a1d-4840-aff9-518aa2f1b6ab.

 

 

Escrito por Jairo Bouer as 23h18

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.