Blog do Dr Jairo Bouer
 

01/11/2011

Derrame mata uma pessoa a cada 5 minutos no Brasil

 

            No último dia 29 foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao AVC, conhecido  popularmente como “derrame”. No Brasil, o acidente vascular cerebral é a primeira causa de morte e incapacidade. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Neurologia, a cada cinco minutos uma pessoa morre por AVC no Brasil, somando 100 mil mortes por ano.

            A Organização Mundial de AVC usou como tema da campanha preventiva deste ano “Um em cada seis”, para alertar que, a cada seis segundos, uma pessoa morre por AVC no mundo, independentemente de sexo ou idade. A entidade lançou um site com alertas sobre como identificar o AVC e o que fazer na suspeita de um episódio desse tipo. O endereço é http://www.worldstrokecampaign.org/2011/Pages/Home.aspx.

Escrito por Jairo Bouer as 12h16

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Curiosidade melhora desempenho de alunos

Um estudo de revisão feito com dados de 50.000 estudantes mostrou que assim como empenho, curiosidade é fundamental para o bom desempenho na escola. O levantamento, feito pela Universidade de Edimburgo, na Grã-Bretanha, mostrou que a característica mais comum dos bons alunos é comprometimento – nada obsessivo, apenas ir à aula e fazer lição de casa com seriedade já mostram o empenho do estudante.

Outro traço de personalidade comum aos bons alunos é a curiosidade. Isso faz com que eles tenham mais iniciativa, tentem estudar sozinhos e se interessem pelos assuntos abordados em aula. E isso valeria inclusive para a vida adulta, tornando-os profissionais mais atraentes para o mercado de trabalho.

Para ler mais sobre o estudo, acesse http://pps.sagepub.com/content/6/6/574.full.pdf+html.

 

Escrito por Jairo Bouer as 12h15

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.