Blog do Dr Jairo Bouer
 

19/09/2011

Beber de forma moderada pode melhorar envelhecimento da mulher

 

Um estudo feito com 14 mil mulheres nos Estados Unidos mostrou que beber moderadamente pode fazer com que se chegue mais saudável aos 70 anos. A análise realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard mostrou que as mulheres ao redor dos 50 anos que bebiam de 15g a 30g de álcool por dia (o equivalente a uma a duas doses de bebida) tinham 28% a mais de chances de atingir o “envelhecimento saudável” – chegar aos 70 anos com bom nível geral de saúde, sem doenças como câncer, diabetes ou problemas cardíacos.

O ganho foi comparativo às mulheres que não bebiam nada e às que bebiam exageradamente. Além disso, o estudo mostrou que o benefício ocorre em mulheres que bebem pouco todos os dias, não sendo observado em mulheres que bebem a mesma quantidade acumulada ao longo da semana em apenas um ou dois dias.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.plosmedicine.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pmed.1001090.

Escrito por Jairo Bouer as 15h33

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Gargalhar pode aumentar tolerância à dor

 

Um estudo feito na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, mostrou que após uma boa gargalhada, a pessoa tem mais tolerância à dor, como se estivesse anestesiada. Voluntários foram testados em dois grupos – ambos passaram por uma avaliação inicial, em que eram colocadas sacolas de gelo sobre o braço para se medir quanto tempo toleravam a dor. Depois eles foram divididos em um grupo que assistiu a um vídeo de comédia por 15 minutos e outros que viu filmes entediantes.

Os voluntários foram submetidos ao mesmo estímulo doloroso de novo – e os que tinham dado gargalhadas conseguiram suportar 10% a mais de dor do que tinham aguentado inicialmente. Já quem assistiu aos vídeos entediantes suportou menos tempo. Segundo os pesquisadores, a gargalhada – e não apenas um riso contido – libera endorfina no organismo, uma substância com potencial ação anestésica.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/early/2011/09/12/rspb.2011.1373.abstract?sid=0f2fb416-6c27-4295-b4d6-5b5f7b5f37d4.

 

Escrito por Jairo Bouer as 15h32

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.