Blog do Dr Jairo Bouer
 

13/09/2011

Diminuir fumo reduz mortalidade em 6 meses

 

Um estudo feito na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, mostrou que a diminuição do tabagismo pode reduzir em até seis meses os índices de mortalidade em avaliações individuais e populacionais. Os pesquisadores fizeram uma revisão de estudos realizados em diversos países.

Na Escócia, por exemplo, depois que as leis proibindo o fumo em locais públicos entraram em vigor em 2006, as internações por síndrome coronária aguda caíram 17% e o número de mortes fora do hospital por problemas cardíacos foram reduzidas em 6%. Numa cidade dos Estados Unidos – Helena, em Montana – um hospital local registrou queda de 40% no número de internações por síndrome coronária aguda após 6 meses de as leis restringirem o tabagismo no município. Seis meses após a revogação da lei, as internações retornaram aos índices iniciais.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(10)62302-1/fulltext.

Escrito por Jairo Bouer as 09h27

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Uso "pesado" do cigarro cai em SP

 

O número de pessoas que fumam mais de dois maços de cigarro por dia caiu 31% na cidade de São Paulo após a lei antifumo ser adotada em bares, restaurantes e outros locais públicos. Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde mostrou que 42,15% dos fumantes eram considerados tabagistas pesados (mais de dois maços por dia) em 2009. Em 2010, a taxa caiu para 28,83%. Foram entrevistadas mil pessoas em cada ano da pesquisa.

O levantamento aponta ainda que, em 2009, 24,86% dos entrevistados consumiam de um a dois maços diários e 10,46% eram fumantes leves (menos que um maço por dia). Em 2010, as taxas foram 29,19% e 13,82%, respectivamente.

Para saber mais sobre a pesquisa acesse http://saude.sp.gov.br/ses/noticias/2011/agosto/paulistanos-estao-fumando-menos.

 

Escrito por Jairo Bouer as 09h26

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.