Blog do Dr Jairo Bouer
 

05/09/2011

Metade dos americanos pode ter problemas psiquiátricos

 

Um relatório feito pelo CDC (Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos) mostrou que metade dos americanos desenvolverá uma doença psiquiátrica ao longo da vida. Os problemas mais comuns são depressão e ansiedade.

            Segundo o documento, cerca de 16% dos adultos já tiveram episódios de depressão e 11 a 12% sofrem de distúrbio de ansiedade. Atualmente, 7 a 9% da população sofre de depressão, sendo mais comum entre mulheres (10,5%, em comparação a 6,8% dos homens).

No ano passado, aproximadamente 8,4 milhões de americanos tiveram ideações suicidas, sendo que 2,2 milhões chegaram a fazer planos de suicídio e, um milhão realmente tentaram. Além disso, 2% da população foi diagnosticada com transtorno de humor bipolar e 0,6% com esquizofrenia.

Para ler mais sobre o relatório acesse http://www.cdc.gov/Features/MentalHealthSurveillance/.

Escrito por Jairo Bouer as 17h29

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Célula "gordurosa" pode virar remédio para calvície

 

Uma pesquisa feita na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou que células da pele ricas em gordura podem ser o segredo para reverter a calvície. O estudo, feito com camundongos, mostrou que há um aumento de quatro vezes no número de células gordurosas em volta do folículo de cabelo quando este voltou a crescer.  Em animais com alterações que não conseguiam produzir as células ricas em gordura, o fio não voltava a crescer após sua queda natural. Foram então usada células de animais saudáveis – e os camundongos “calvos” voltaram a ter pêlos.

Identificou-se que as células “precursoras” do fio estavam produzindo um fator de crescimento em quantidade 100 vezes maior do que as células ao seu redor. E, aparentemente, quem estimulava a produção dessa substância era a gordura das células da pele. Ainda são necessários outros estudos para verificar se a mesma lógica funciona para humanos.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.cell.com/abstract/S0092-8674(11)00817-8.

 

Escrito por Jairo Bouer as 17h29

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.