Blog do Dr Jairo Bouer
 

21/08/2011

Fumo traz mais doenças cardíacas para mulheres

 

Um estudo retrospectivo feito por especialistas da Universidade de Minnesota e da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que as mulheres fumantes têm 25% a mais de chances de sofrer de doenças cardíacas do que os homens que fumam. Foram usados dados de pouco menos de 2,4 milhões de pessoas colhidos entre 1966 e 2010.

De acordo com a pesquisa, na média, as mulheres fumam menos cigarros por dia do que os homens, ainda assim sofrem mais chances de sofrer com afecções coronárias devido às diferenças fisiológicas entre os dois sexos. Essa predisposição natural feminina, possivelmente, faz com que elas extraiam uma maior quantidade de cancerígenos e outros agentes tóxicos a partir da mesma quantidade de cigarros que os homens.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60781-2/abstract

Escrito por Jairo Bouer as 21h07

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

15 minutos de exercícios garantem 3 anos a mais em sua vida

 

            Falta de tempo não vale mais como desculpa para não aproveitar os benefícios da atividade física. Um estudo feito em Taiwan mostrou que 15 minutos de exercícios físicos diários de intensidade moderada, como uma caminhada rápida, são capazes de aumentar a expectativa de vida em até 3 anos. Segundo a pesquisa, os resultados valem para adultos de todas as idades, principalmente entre os que sofrem de doenças cardíacas.

            Foram acompanhados 416.175 adultos entre 1996 e 2008. A cada 15 minutos extras de exercícios praticados diariamente, o risco de mortalidade caiu 4%. O maior índice de benefícios foi observado entre quem pratica pelo menos cem minutos de atividade por dia.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60749-6/fulltext.

Escrito por Jairo Bouer as 21h06

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.