Blog do Dr Jairo Bouer
 

04/07/2011

Gene da magreza pode estar associado a problemas cardíacos

 

 

Um estudo feito pelo Medical Research Council, da Grã-Bretanha, mostrou que o mesmo gene que favorece a magreza pode estar associado a problemas no coração e à diabetes tipo 2 – doenças que normalmente são ligadas ao excesso de peso. Os pesquisadores mostraram que as variantes do gene IRS1 reduzem a gordura subcutânea, mas não têm efeitos sobre a gordura visceral, que fica depositada em órgãos como coração e fígado. A gordura visceral é muito mais perigosa para a saúde do que a gordura subcutânea.

No levantamento foram estudados dados genéticos de 76 mil pessoas. A ligação entre as variantes genéticas e as doenças foi mais forte entre os homens. Uma das conclusões da pesquisa é que os indivíduos magros não podem se considerar saudáveis apenas pela sua aparência, podendo estar também predispostos a doenças metabólicas tradicionalmente ligadas aos obesos.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.nature.com/ng/journal/vaop/ncurrent/full/ng.866.html.

Escrito por Jairo Bouer as 20h48

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Mensagens no celular ajudam a largar o cigarro

Um estudo feito na London School of Hygiene and Tropical Medicine, na Grã-Bretanha, mostrou que mensagens de incentivo enviadas a celulares de fumantes podem dobrar as chances de os usuários deixarem o vício. Durante cinco semanas foram enviadas cinco mensagens diárias para 2.915 fumantes. Depois foram três mensagens por semana até se completarem seis meses.

Ao final do período, 10,7% dos voluntários do estudo que receberam as mensagens por celular deixaram de fumar, em comparação a 4,9% que não receberam o incentivo. No total, 5,8 mil fumantes participaram da pesquisa, incluindo os que não receberam os torpedos batizados de txt2stop.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(11)60701-0/fulltext.

Escrito por Jairo Bouer as 20h47

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.