Blog do Dr Jairo Bouer
 

15/06/2011

Testosterona pode melhorar memória de mulheres na pós-menopausa

 

Uma pesquisa feita na Universidade de Monash, na Austrália, indicou que o uso de spray de testosterona em mulheres na menopausa faz com que sua memória melhore depois de seis meses de tratamento. O teste clínico comparou 30 mulheres que não receberam o tratamento com 9 mulheres saudáveis em menopausa precoce que receberam doses de testosterona equivalentes aos níveis de mulheres em idade fértil. Todas tinham de 47 a 60 anos.

Os dois grupos passaram por testes iniciais que mediram sua função cognitiva – e os resultados foram semelhantes. Após 26 semanas, as mulheres que receberam o spray tiveram uma melhora significativa na aprendizagem e na memória verbal.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.med.monash.edu.au/medicine/alfred/womenshealth/news/could-testosterone-prevent-memory-loss.pdf.

Escrito por Jairo Bouer as 20h32

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Exposição a risco independe do sexo

Uma pesquisa feita na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostrou que a ideia de que os rapazes se expõem a mais riscos em sua vida do que as garotas pode estar caindo por terra. Foram analisados os comportamentos de jovens de 15 a 20 anos. Apesar de as meninas perceberem mais as situações que envolviam riscos, na hora de se expor a eles não havia diferença entre os dois sexos.

Segundo a autora da pesquisa, Margareta Bohlin, as meninas têm tido mais liberdade e participação social e, muitas vezes, querem se comportar como os meninos. As entrevistas com os jovens ainda tentaram mapear o porquê do comportamento de risco. Uma das conclusões foi de que as garotas acham que os homens têm dificuldade em mostrar suas vulnerabilidades e, por isso, eles acabam se arriscando mais. Para ler mais sobre o estudo acesse http://gupea.ub.gu.se/handle/2077/25387

Escrito por Jairo Bouer as 20h31

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.