Blog do Dr Jairo Bouer
 

23/05/2011

81% das manicures não se protegem contra hepatite

Uma pesquisa feita pelo Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, mostrou que 81% das manicures não se protegem contra a hepatite B, doença que é transmitida pelo contato com secreções como sangue, esperma e líquido vaginal. As manicures e podólogas são consideradas grupo de risco para a doença, já que entram em contato direto com pequenos ferimentos dos clientes.

Apesar de a vacina estar disponível no sistema de saúde público, apenas 19% das entrevistadas tinham tomado as três doses necessárias para a proteção contra o vírus. Além disso, a maioria das profissionais não fazia esterilização adequada de seus instrumentos de trabalho e 74% não lavavam as mãos antes e depois de atender uma cliente. Ainda segundo a pesquisa, 74% das manicures desconheciam as formas de transmissão da hepatite B.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://saude.sp.gov.br/content/wrekechico.mmp

Escrito por Jairo Bouer as 14h09

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Fumo na gravidez pode causar alterações no DNA do feto

 

Bebês cujas mães ou avós fumaram durante a gestação apresentam maior risco de ter asma na infância. Segundo uma pesquisa da University os Southern California, nos Estados Unidos, o tabagismo favorece uma alteração no DNA do feto chamada metilação, o que pode contribuir para o problema respiratório.

O estudo avaliou mães e avós de 173 crianças que tiveram asma na primeira infância. Análises do DNA das mulheres e das crianças mostraram mais metilação no gene AXL, que está ligado à resposta imune do organismo. Isso pode ser uma das explicações para o surgimento da asma na infância. A alteração genética foi mais importante entre crianças do sexo feminino.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.sciencedaily.com/releases/2011/05/110518105511.htm.

Escrito por Jairo Bouer as 14h09

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.