Blog do Dr Jairo Bouer
 

22/04/2011

Tratamento de esquizofrenia é testado em células do próprio paciente

 

 

Uma pesquisa feita na Universidade Penn State, nos Estados Unidos, mostrou que células da epiderme podem ser usadas para tratar esquizofrenia. Os cientistas coletaram células de pacientes e as trataram para retornar a um estado mais primitivo de diferenciação, quando são chamadas de células-tronco pluripotentes induzidas.

            Quando estavam nesse estado mais versátil de desenvolvimento, as células eram cultivadas para se tornarem células cerebrais. Isso permitia sua manipulação para a análise da esquizofrenia de cada paciente. A ideia é que essas células sejam usadas para o teste de medicamentos da esquizofrenia, checando qual remédio faz mais efeito nas conexões dos neurônios, que estão comprometidas nos pacientes esquizofrênicos.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/full/nature09915.html.

Escrito por Jairo Bouer as 11h40

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Brasileiro fuma menos, mas mulheres bebem mais

 

            Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde com mais de 54 mil pessoas mostrou que o brasileiro está fumando menos. Por outro lado, o consumo de álcool tem aumentado, principalmente entre mulheres.

            Na pesquisa de 2006, 16,2% dos entrevistados disseram que fumavam. A taxa caiu para 15,1% no último levantamento. As capitais com maior proporção de fumantes são Rio Branco, Porto Alegre e São Paulo.

            Já o consumo abusivo de álcool (5 doses ou mais para homens e 4 doses ou mais para mulheres) está aumentando. Se em 2006 a prevalência era de 16,1% da população, em 2010 o índice subiu para 18%. O aumento mais expressivo foi observado entre mulheres: de 8,2% para 10,6%.

            Outro dado interessante é o que comprova que a onda de obesidade está estabelecida no país. Quase metade (48,1%) da população apresenta sobrepeso, sendo que 15% já pode ser considerada obesa.

            Para conhecer mais dados do levantamento acesse

 http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12460.

Escrito por Jairo Bouer as 11h40

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.