Blog do Dr Jairo Bouer
 

30/03/2011

Prisões de SP terão testes rápidos de HIV

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai oferecer testes rápidos de HIV nas unidades prisionais. Para isso, estão sendo capacitados profissionais de saúde de 150 Centros de Detenção Provisória e presídios do Estado. A intenção é detectar, entre os detentos, quais eventualmente tenham o HIV e oferecer tratamento gratuito a quem precisar.

            Os testes serão oferecidos assim que o presidiário der entrada no centro. Além disso, já são disponibilizadas camisinhas e material educativo para a população carcerária.

Para ler mais sobre a medida acesse http://www.saude.sp.gov.br/content/hileslotro.mmp.

 

 

 

Escrito por Jairo Bouer as 08h35

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Sexo ocasional aumenta chance de infarto em sedentários

 

Um estudo feito na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o risco de uma pessoa ter um ataque cardíaco durante ou logo após uma relação sexual é 2,7 vezes maior do que entre as pessoas que não fazem sexo. A conclusão foi tirada de uma revisão de 14 estudos prévios sobre o tema. A análise vale para pessoas que fazem poucas atividades físicas na sua rotina normal.

Mesmo assim, o risco de se infartar durante ou logo após o sexo é pequeno: 2,7 em 1 milhão, comparado a 1 em 1 milhão em situações sem sexo. O mesmo aumento foi verificado em outras atividades físicas ocasionais praticadas por sedentários – como uma partida de futebol.

Por outro lado, quem faz atividades físicas frequentemente têm menos riscos de infartar numa relação sexual episódica. Quem faz exercícios uma vez por semana, por exemplo, tem 45% a menos de chance de infartar e 30% menos risco de ter uma morte cardíaca súbita.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://jama.ama-assn.org/content/305/12/1225.abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 08h33

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.