Blog do Dr Jairo Bouer
 

22/03/2011

Progesterona faz espermatozóide seguir óvulo

 

Um estudo feito na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e outro do Centro Europeu de Pesquisa e Estudos Avançados mostraram que a progesterona, um dos principais hormônios femininos, é o responsável por fazer o espermatozóide chegar até o óvulo.

            A progesterona é secretada por células que circundam o óvulo. Os espermatozóides têm receptores para o hormônio, que fazem com que a célula se dirija até o local onde está o óvulo. O estudo abre portas para o desenvolvimento de um anticoncepcional masculino – que bloquearia os receptores de progesterona nos espermatozóides, atrapalhando o caminho até a fecundação.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.nature.com/nature/journal/v471/n7338/full/471313a.html.

Escrito por Jairo Bouer as 10h40

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Maconha aumenta risco de psicose

 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Maastricht, na Holanda, mostrou que usuários de maconha na adolescência e no início da vida adulta têm mais chances de apresentar sintomas de psicose. Foram acompanhadas 1.923 pessoas de 14 a 24 anos num período de 10 anos. Apesar de outros estudos já terem correlacionado a maconha com distúrbios psicóticos, não se sabia exatamente se a droga desencadeava os sintomas ou se as pessoas com traços psicóticos é que eram mais predispostas a usar maconha. O novo estudo mostra que a primeira possibilidade é mais provável.

Os participantes que apresentavam quadro anterior de psicose foram excluídos do estudo. Os que já fumavam maconha no começo da pesquisa mostraram um risco maior de ter sintomas psicóticos persistentes. O risco se mostrou aumentado mesmo com a análise de outros fatores, como situação sócio-econômica, uso de outras drogas e outras condições psiquiátricas.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.bmj.com/content/342/bmj.d738.abstract?sid=6c371894-8b8d-4b12-9829-88fb23aaff96.

Escrito por Jairo Bouer as 10h39

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.