Blog do Dr Jairo Bouer
 

15/03/2011

Autoestima baseada na aparência, mais fotos nas redes sociais?

 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que baseiam sua autoestima na aparência física tendem a postar mais fotos em redes sociais. Foram avaliados 311 participantes com idade média de 23,3 anos. Os pesquisadores aplicaram a escala CSW (contingências de autoestima), que analisa se a pessoa baseia sua autoestima na aprovação dos outros, na sua competência acadêmica, em valores morais ou no amor da família, por exemplo.

As pessoas que dependem da aprovação alheia e que consideram a aparência física muito importante tendiam a publicar mais fotos e a ter redes maiores. Já as pessoas que dependiam de fatores mais privados para basear sua autoestima passavam menos tempo online. Por outro lado, não foi notada diferença nos dois grupos quanto ao tempo dedicado a montar seu perfil virtual.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.liebertonline.com/doi/abs/10.1089/cyber.2010.0049.

Escrito por Jairo Bouer as 09h22

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Cochilo à tarde pode melhorar aprendizado

 

Sabe aquela dormidinha antes de começar a estudar? Pode ser que ela faça seus estudos renderem mais... Uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que o cochilo pode melhorar a performance nos estudos. Foram avaliados 44 voluntários que tiveram que memorizar 100 rostos e nomes. Depois disso, metade deles dormiu das 14h às 15h40. O restante seguiu acordado.

Às 18h todos tiveram que memorizar mais 100 rostos e nomes de novo. Os voluntários que tinham dormido tiveram um desempenho 10% melhor no segundo teste. Já os que ficaram acordados tiveram um desempenho 12% pior do que seus colegas. Os pesquisadores acreditam que, durante o sono, as memórias se consolidam e abrem mais espaço no hipocampo (região de entrada no aprendizado no cérebro), facilitando o estudo.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://newscenter.berkeley.edu/2011/03/08/sleep-brainwaves/.

Escrito por Jairo Bouer as 09h18

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.