Blog do Dr Jairo Bouer
 

21/11/2010

Diminuir consumo de sal na adolescência melhora saúde na vida adulta

 

Uma pesquisa apresentada pela Associação Americana do Coração mostrou que adolescentes que reduzem seu consumo de sal diário em 3 g têm menos riscos de doenças cardíacas e derrames quando forem adultos. Por meio de programas de computador, os pesquisadores projetaram que o menor consumo de sal pode reduzir o risco de hipertensão de 30% a 43% no futuro. Ao chegar aos 50 anos, os adolescentes que comeram menos sal têm de 7% a 12% menos chance de ter doenças coronarianas, 8% a 15% menos ataques cardíacos e 5% a 8% menos derrames.

            Outro ponto destacado pelos pesquisadores foi que a maior parte do sal ingerido não é o acrescentado à comida na mesa, mas aquele usado em processos industrializados. Pacotes de salgadinhos, embutidos e refrigerantes, por exemplo, são muito ricos em sal. Uma dieta rica em sal é um dos principais fatores no desenvolvimento de hipertensão.

Para ler mais sobre a  pesquisa acesse http://www.newsroom.heart.org/index.php?s=43&item=1147.

Escrito por Jairo Bouer as 17h31

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.