Blog do Dr Jairo Bouer
 

10/11/2010

Metade das pessoas não se casaria com um obeso

            Um estudo feito pelo Hospital do Coração em colaboração com o Instituto de Metabolismo e Nutrição mostrou que 78% das pessoas acham que o excesso de peso interfere nas relações matrimoniais e que 50% delas admitem que não se casariam com um obeso. Entre os homens a taxa é maior – 54% comparados a 46% das mulheres.

Além disso, 81% dos participantes acham que a obesidade interfere na ascensão profissional. A pesquisa foi feita com 600 pessoas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.nutricaoclinica.com.br/201010251063/marketing/o-comportamento-social-frente-aos-obesos-pode-atuar-nas-estrategias-de-marketing-nutricional.

Escrito por Jairo Bouer as 08h54

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Danos do álcool podem ser maiores do que do crack

Um estudo feito na Grã-Bretanha analisou os danos causados pelas drogas e classificou-os em uma escala de 16 pontos. A principal conclusão foi que o álcool acaba por ser mais nocivo quando são considerados não apenas os danos ao usuário, mas também às pessoas que estão à sua volta. Em seguida vêm a heroína e o crack. Quando são considerados apenas os danos ao usuário, a lista é encabeçada pela heroína e pela anfetamina conhecida por “crystal meth”.

Quando se leva em conta também as pessoas do círculo social do usuário, os maiores danos foram causados por cigarro e cocaína. Já LSD e ecstasy foram classificados como menos prejudiciais.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(10)61462-6/abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 08h52

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

08/11/2010

Fumo pode aumentar chance de demência

            Uma pesquisa feita no Hospital Kuopio, na Finlândia, mostrou que fumar mais de dois maços de cigarro por dia na meia-idade pode aumentar em duas vezes o risco de desenvolvimento de demência na velhice. Foram avaliados dados de 21.123 finlandeses que participaram de um levantamento entre 1978 e 1985, quando tinham entre 50 e 60 anos.

Entre 1994 e 2008, foram levantados os casos de demência causados por Doença de Alzheimer e por doenças vasculares nos mesmos voluntários – um total de 5.367 pessoas tinham desenvolvido demência. Ao cruzarem os dados, os pesquisadores perceberam que os fumantes de dois ou mais maços por dia tiveram um risco 157% maior de ter Alzheimer e 172% maior de ter demência vascular.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://archinte.ama-assn.org/cgi/content/short/archinternmed.2010.393.

Escrito por Jairo Bouer as 22h24

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Produto usado em embalagens de comida pode afetar fertilidade masculina

Uma pesquisa feita durante cinco anos com 514 operários chineses mostrou que um produto usado em recipientes de comidas e bebidas pode diminuir a fertilidade masculina. A substância bisfenol-A (BPA) é usada para diluir a resina de poliéster, deixando-a mais líquida e facilitando sua laminação. De acordo com a pesquisa, os homens que apresentavam mais BPA na urina tinham um risco três vezes maior de apresentar menor concentração de espermatozóides no sêmen.

Outros estudos já haviam mostrado a ligação entre o BPA e disfunções sexuais masculinas. No Canadá, o produto já é categorizado como substância tóxica. Nos Estados Unidos, os fabricantes de mamadeiras suspenderam a venda de produtos que continham BPA.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.fertstert.org/article/S0015-0282(10)02587-2/abstract.

Escrito por Jairo Bouer as 22h23

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.