Blog do Dr Jairo Bouer
 

21/10/2010

Pesquisa relaciona HPV e câncer de boca

 

Uma pesquisa feita pelo CDC (o Centro de Controle e Prevenção de Doenças em Atlanta, nos Estados Unidos) mostrou que a infecção pelo HPV pode causar câncer de boca e de garganta. O vírus, que é responsável pelas verrugas genitais, pode ser transmitido pelo sexo oral desprotegido. Outros fatores de risco para o câncer de boca e pescoço são tabagismo e uso de bebidas alcoólicas.

            O estudo mostrou que houve um aumento na incidência desse tipo de câncer, e sugere que isso pode ter relação com a maior prática de sexo oral, além do maior número de parceiros e da iniciação sexual mais precoce.

Para ler o estudo na íntegra acesse http://www.cdc.gov/eid/content/16/11/pdfs/1671.pdf.

Escrito por Jairo Bouer as 16h37

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Desejo masculino pode mudar conforme país

 

Uma pesquisa feita pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, mostrou que o nível de testosterona (o principal hormônio masculino, um dos responsáveis pelo desejo sexual) pode mudar dependendo do país onde a pessoa esteja. Foram medidos níveis de testosterona e estradiol (um dos hormônios femininos, também produzido em pequenas quantidades pelos homens) em 5 mil voluntários que viviam em Hong Kong, Japão, Suécia, Trinidad-Tobago (Caribe) e Estados Unidos.

A taxa de testosterona era semelhante nos homens da Suécia, Trinidad-Tobago e Estados Unidos, mas era menor nos voluntários de Hong Kong e Japão. Por outro lado, os asiáticos que tinham se mudado para os Estados Unidos tinham níveis semelhantes aos dos descendentes de europeus, indicando que o ambiente pode interferir na produção do hormônio.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://jcem.endojournals.org/cgi/content/abstract/95/10/E151.

Escrito por Jairo Bouer as 16h36

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.