Blog do Dr Jairo Bouer
 

30/06/2010

Solitários têm mais problemas de saúde

 

            Uma pesquisa feita na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas solitárias apresentam mais problemas de saúde. Foram entrevistados 265 adultos de 19 a 85 anos. Os questionários abordavam perguntas sobre suporte social, solidão, estresse, comportamentos relacionados à saúde e a saúde propriamente dita.

            Os resultados mostraram que o sentimento de solidão estava mais associado ao número de relações próximas do que ao número de contatos em redes virtuais de relacionamento. Além disso, a solidão estava mais vinculada com menor apoio social e mais problemas de saúde. As pessoas solitárias dormiam com menos qualidade e tinham menor aderência a tratamentos médicos, o que explica parte da maior prevalência de problemas de saúde.

            Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.informaworld.com/smpp/content~db=all~content=a922585101~frm=titlelink.

Escrito por Jairo Bouer as 10h35

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Troca de casais tem risco maior de DST do que prostituição

 

             Um estudo feito pela Universidade de Maastricht, na Holanda, mostrou que praticantes de “swing”, especialmente os que têm mais de 45 anos, apresentam mais risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis do que prostitutas.

            A pesquisa analisou dados de 9 mil pacientes que buscaram tratamento para DSTs entre 2007 e 2008. Um em cada nove pacientes atendidos praticava troca de casais e tinha, em média, 43 anos. O índice de clamídia e gonorreia foi de 10% entre heterossexuais, 14% entre homens gays e 5% entre prostitutas. Entre os “swingers” a taxa foi de 10,4%  - um em cada dez tinha clamídia e um em cada vinte, gonorreia.

            Segundo a coordenadora da pesquisa, os “swingers” são muito vulneráveis às DSTs, mas são praticamente ignorados nos programas de prevenção.

Para saber mais sobre a pesquisa acesse http://sti.bmj.com/content/early/2010/06/07/sti.2009.041954.abstract?sid=f2e93110-882e-419b-8b36-d208b379498d

Escrito por Jairo Bouer as 10h33

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.