Blog do Dr Jairo Bouer
 

10/05/2010

Deprimidos comem mais chocolate

 

Quem nunca atacou uma caixa de chocolate ao se sentir meio deprimido? Pois a tendência foi comprovada cientificamente. Um estudo feito pela Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que quanto mais deprimidas as pessoas se sentem, mais chocolates elas comem.

Foram avaliados 900 adultos saudáveis, que tiveram seu humor e hábitos alimentares avaliados. As pessoas deprimidas comeram 55% a mais de chocolate do que os indivíduos com humor equilibrado. Os indivíduos considerados deprimidos comiam 8,4 porções de chocolate por mês, comparados a 5,4 porções mensais consumidas por participantes sem depressão. Quem tinha sintomas mais intensos chegou a comer 12 porções por mês. Não houve diferença no consumo entre homens e mulheres, contrariando a ideia de que mulheres descontam mais no chocolate em momentos de tristeza.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://archinte.ama-assn.org/cgi/content/short/170/8/699.

Escrito por Jairo Bouer as 13h12

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Atividade física ao ar livre melhora saúde mental

 

Uma pesquisa feita na Universidade de Essex, na Grã-Bretanha, mostrou que praticar atividades ao ar livre – como caminhar num parque – melhora o humor e a auto-estima das pessoas. A análise foi baseada em dez estudos feitos com 1.250 pessoas.  Foram avaliadas diversas atividades, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, cavalgada e remo.

O maior impacto foi percebido entre pessoas mais jovens. Segundo os pesquisadores, o efeito de bem-estar mental surgia após apenas 5 minutos de atividade. Os efeitos positivos se mantiveram com mais tempo de atividade, mas com menor magnitude. Além disso, os efeitos foram mais notáveis em locais com água, com lagos ou rios.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/es903183r?prevSearch=%255Bauthor%253A%2Bpretty%255D&searchHistoryKey=.

 

 

Escrito por Jairo Bouer as 13h11

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.