Blog do Dr Jairo Bouer
 

05/05/2010

FDA Aprova nova vacina contra câncer de próstata

 

            O Food and Drug Administration, órgão de vigilância de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, aprovou uma vacina terapêutica para o tratamento de câncer de próstata. A vacina não é capaz de prevenir a doença, mas serve de alternativa para o tratamento, já que estimula o sistema imunológico combater o tumor.

            Atualmente as alternativas para o tratamento do câncer de próstata incluem cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia e radioterapia. A vacina se torna uma nova  opção e, em vez de atacar o câncer diretamente, fará com que células do sistema de defesa do próprio paciente ajam contra o tumor. Ela será mais uma arma para tratar metástases (câncer que se espalha para outras partes do corpo) que não respondem mais à terapia hormonal, usada nesse tipo de quadro.

            Outras vacinas desse tipo estão sendo estudadas para o tratamento de câncer de pele do tipo melanoma e do neuroblastoma, um tipo de câncer do sistema nervoso central. A infecção pelo vírus HIV é outra frente de investigação para vacinas terapêuticas.

Para ler mais sobre a nova droga acesse http://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm210174.htm.

Escrito por Jairo Bouer as 08h21

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Cigarro pode estar ligado ao ganho de peso

            Ao contrário do que muita gente pensa, fumar pode estar relacionado com o ganho de peso, e não com o emagrecimento. Um estudo feito na Universidade de Navarra, na Espanha, analisou dados de 7,5 mil pessoas com mais de 50 anos por um período de 4 anos.  Foram avaliados o índice de massa corporal, a prática de exercícios físicos e o hábito de fumar dos participantes.

Ao final da pesquisa, os cientistas chegaram à conclusão de que os não-fumantes ganharam menos peso do que os fumantes e os ex-fumantes. O grupo que mais engordou foi o de pessoas que fumavam mais cigarros por dia e largaram o hábito durante o estudo, seguido pelos fumantes que mantiveram o hábito.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.doyma.es/cardio/ctl_servlet?_f=45&ident=13146214.

Escrito por Jairo Bouer as 08h17

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.