Blog do Dr Jairo Bouer
 

24/03/2010

Vacina reduz lesões de colo de útero

Um estudo feito por vários centros de saúde na América, Europa, Ásia e Oceania com 17.622 mulheres de 15 a 26 anos comprovou que a vacinação contra o HPV é eficiente em prevenir lesões no colo de útero, na vulva e na vagina. As participantes da pesquisa tinham exames negativos para 14 tipos do vírus HPV. Metade delas recebeu vacina contra os tipos 6, 11, 16 e 18, enquanto a outra metade recebeu placebo.

            As doses foram dadas no primeiro dia de estudo, no segundo mês e, depois, no sexto mês. Quem recebeu a vacina teve praticamente 100% de redução no risco para lesões cervicais, vulvares e vaginais com alto grau de transformação em câncer e para verrugas genitais. No Brasil a vacina está disponível apenas em clínicas particulares.

            Para saber mais sobre o estudo acesse

http://jnci.oxfordjournals.org/cgi/content/abstract/102/5/325.

Escrito por Jairo Bouer as 09h23

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Calvos têm menos chance de câncer de próstata

Um estudo feito pela Washington School of Medicine, nos Estados Unidos, mostrou que os homem que começam a ficar calvos antes dos 30 anos têm menos chances de desenvolver câncer de próstata. O estudo foi feito com 2 mil homens de 40 a 47 anos – metade deles tinha sofrido câncer de próstata.

            Os homens que tinham começado a perder os cabelos na juventude tinham de 29% a 45% menos de chance de ter a doença. A explicação dada pelos pesquisadores seria a alta quantidade de testosterona (hormônio masculino) entre os homens que tinham calvície antes dos 30 anos. A perda de cabelos se dá, entre outros fatores, pelo excesso de DHT, um produto da testosterona que faz o fio nascer cada vez mais atrofiado e mais fino, chegando à perda completa. O estudo indica que níveis elevados de testosterona na juventude podem ajudar a proteger contra o câncer de próstata.

Para ler mais sobre o estudo acesse http://www.cancerepidemiology.net/article/S1877-7821(10)00021-4/abstract

Mais ainda sobre câncer de próstata: um outro estudo feito com 22 mil homens na Califórnia (EUA), publicado na revista "Cancer" desse mês, mostrou que 1,2% dos homens infertéis tiveram câncer de próstata, contra 0,4% dos homens férteis. O fator "infertilidade" aumenouu em 2,6 vezes as chances dos homens terem um tumor mais agressivo e, em 1,6 vezes a chance de um tumor de crescimento mais lento. A relação de causa ainda não está clara. Obesidade, idade avançada e outros casos na família também aumentam a incidência desse tipo de câncer.    

Escrito por Jairo Bouer as 09h21

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.