Blog do Dr Jairo Bouer
 

16/03/2010

Mulheres que bebem duas doses por dia engordam menos

Uma pesquisa feita pelo Brigham and Women Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, mostrou que as mulheres na meia-idade que tomam duas doses de bebida alcoólica por dia engordam menos do que as mulheres que não tomam álcool. Os cientistas acompanharam 19 mil mulheres sem problemas de sobrepeso por 13 anos. Elas iniciaram a pesquisa com 39 anos ou mais.

            O maior subgrupo, com 7.346 pessoas, era formado por mulheres que não consumiam bebidas alcoólicas. O segundo maior subgrupo, com 6.312 mulheres, bebia cerca de um terço de copo de vinho, cerveja ou outra bebida por dia. Outros 20% das pesquisadas bebiam um copo por dia, 6% bebiam duas doses e 3% bebiam mais de duas doses diárias.

Ao final dos 13 anos de pesquisa, as mulheres que não bebiam nada de álcool foram as que mais ganharam peso, enquanto as que tomavam duas doses diárias foram as que se estabeleceram mais próximo ao peso ideal. Entre os tipos de bebidas consumidas, o vinho mostrou a relação mais forte com a manutenção do peso.

O estudo tem que ser visto com alguma cautela já que o consumo diário de bebida pode trazer outros problemas de saúde, além do risco de padrões mais complicados de uso de álcool como dependência ou abuso.

Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://archinte.ama-assn.org/cgi/content/short/170/5/453?home.

Escrito por Jairo Bouer as 23h36

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Mais de 90% dos fumantes brasileiros se arrependem de começar a fumar

Uma pesquisa feita em 20 países mostrou que o Brasil é o terceiro país com mais tabagistas que se arrependem de ter começado a fumar. Além dos 91% que se arrependem do hábito, 82% disseram que o fumo já prejudicou sua saúde. Os dados fazem parte da primeira fase do Projeto Internacional de Avaliação das políticas de Controle do Tabaco. O levantamento terá três etapas e, no Brasil, conta com a parceria do Instituto Nacional de Câncer, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Gabinete de Segurança Institucional e a Aliança para o Controle do Tabaco (ACT-Br).

O estudo também mostrou que o índice de tabagismo no país caiu de 33% da população em 1989 para 15% em 2008. Mesmo assim, 91% dos fumantes disseram que são dependentes do cigarro, sendo que 52% admitem ser muito dependentes. O levantamento foi feito com 1.826 pessoas (1.215 fumantes e 611 não-fumantes) do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Para saber mais sobre a pesquisa acesse http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/pesquisa_itc_brasil_primeira_fase.

Escrito por Jairo Bouer as 23h32

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.