Blog do Dr Jairo Bouer
 

01/03/2010

Adultos de 30 a 39 anos também podem receber vacina para gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou que será aberta mais uma etapa na campanha de vacinação contra a gripe A H1N1, a chamada gripe suína. Agora serão incluídas também pessoas saudáveis de 30 a 39 anos, que poderão receber gratuitamente a dose da vacina entre 10 e 21 de maio. No total, o ministério pretende imunizar pelo menos 91 milhões de pessoas a partir de 8 de março, quando começa a campanha. Haverá ainda um estoque de vacinas reservado para o caso de haver alterações epidemiológicas da doença durante o inverno – ou seja, se outros grupos se mostrarem suscetíveis aos casos graves de gripe.

            A vacinação começará com trabalhadores da rede de saúde, profissionais envolvidos na resposta à pandemia e indígenas. Depois serão vacinadas as grávidas, pessoas com problemas crônicos (como hipertensão e diabetes) e crianças com menos de 2 anos. Na terceira fase serão vacinadas as pessoas saudáveis de 20 a 29 anos. Depois, juntamente com a campanha de vacinação contra gripe sazonal, serão vacinados os idosos. Por fim, serão incluídas as pessoas de 30 a 39 anos. As mulheres que engravidarem durante todo o período de vacinação poderão receber a imunização.

            Estima-se que serão 36 mil postos de vacinação em todo país, com locais e horários de funcionamento definidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

            Para saber mais sobre a campanha e o calendário de vacinação acesse

http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=11113.

Escrito por Jairo Bouer as 14h07

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Aumenta a apreensão de cocaína no Brasil

Um relatório feito pela Junta Internacional Fiscalizadora de Entorpecentes (Jife), ligada à Organização das Nações Unidas, mostra que as apreensões de cocaína no Brasil somaram 19,7 toneladas em 2008, representando um aumento de cerca de 15% em relação a 2007. Quando comparado aos dados de 2001, houve mais do que o obro nas apreensões – naquele ano foram 8,3 toneladas de cocaína.

Já o México, país com perfil semelhante ao do Brasil, teve uma queda de 30 toneladas apreendidas em 2001 para 19,3 toneladas em 2008. Os dois países são utilizados no trânsito de drogas entre países produtores e consumidores, além de terem um mercado consumidor interno. De acordo com a Jife, aproximadamente metade da cocaína apreendida no Brasil em 2008 era traficada por rotas aéreas. Houve também um aumento no uso de “mulas” (pessoas que escondem a droga no próprio corpo) e no transporte de cocaína dissolvida em líquidos.

Por outro lado, as apreensões de maconha tiveram uma queda no Brasil, passando de 199 toneladas em 2007 para 187,1 toneladas em 2008.

Para saber mais sobre o relatório acesse http://www.incb.org/incb/en/annual-report-2009.html.

Escrito por Jairo Bouer as 14h06

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.