Blog do Dr Jairo Bouer
 

13/02/2010

HPV causa quase um terço das DSTs em SP

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que 32,2% das Doenças Sexualmente Transmissíveis diagnosticadas pelos serviços de saúde no Estado são de verrugas na região do ânus e da região genital causadas por HPV (Papilomavírus humano). Os dados fazem parte do balanço de 56.083 casos de DSTs notificados pelos municípios paulistas entre janeiro de 2007 e junho de 2009.

Segundo o estudo, os corrimentos vaginais (secreção pelo canal da vagina) lidera o total de DSTs no Estado, representando 37,4% do total de notificações. Já a sífilis representa 14,1% dos casos, enquanto os corrimentos  uretrais respondem por 7,9%, as infecções genitais por herpes por 5%, e as úlceras (feridas na região genital) por 3,4%.

As mulheres representam 65,2% dos casos de DST notificados no Estado. Em relação às verrugas 54,5% das ocorrências são no sexo feminino. Já os casos de sífilis são mais comuns em homens, que representam 54,8% das notificações.

Ainda segundo o levantamento, a faixa etária prevalente para as infecções por DST, em ambos os sexos, é a de 20 a 34 anos, que responde por 50,5% dos casos, seguida pela de 35 a 49 anos, com 24,8%, e a de 15 a 19 anos, com 13,8% do total.

Os dados da secretaria, divulgados na semana do carnaval, mostram a importância dos cuidados no sexo (uso regular de camisinha). Eles revelam também uma tendência que vem sendo observada em pesquisas no mundo ocidental, que é o aumento das infecções pelo HPV. Cheque nos posts anteriores desse blog o que tem sido discutido sobre esse vírus.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de SP

Escrito por Jairo Bouer as 12h04

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Redução de mamas em homens é cirurgia plástica que mais cresce na Grã-Bretanha

 

           Enquanto as próteses de silicone seguem na moda entre as mulheres que querem aumentar o número do sutiã, na Grã-Bretanha, a redução de mamas entre homens é a cirurgia que mais cresce pelo segundo ano consecutivo. Segundo a Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos para Estética, o número de operações deste tipo passou de 323 em 2008 para 581 em 2009.

            Em 2009, 90% das cirurgias estéticas foram feitas entre mulheres, sendo o aumento dos seios a mais popular delas. Porém, a redução de mamas masculinas foi a que teve maior aumento de procedimentos. No total, foram feitas 36 mil cirurgias plásticas por membros da Associação – um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior. No Brasil, segundo dados da SBCP, em 2009, o maior número de cirurgias plásticas foi para aumento de mamas (colocação de próteses de silicone), seguido pelo de lipoaspirações.

            Para ler mais sobre os dados da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos para Estética acesse http://www.baaps.org.uk/about-us/press-releases/584-britons-over-the-moob-male-breast-reduction-nearly-doubles-in-2009

Escrito por Jairo Bouer as 10h46

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Mulheres perdem 90% dos óvulos até os 30 anos

 

Um estudo feito pelas Universidades de St. Andrews e de Edimburgo, na Escócia, indicou que a maioria das mulheres tem apenas 10% dos seus óvulos quando alcança os 30 anos. A pesquisa avaliou informações de 325 mulheres em idades distintas e avaliou sua reserva de óvulos. Em 95% dos casos, as mulheres chegaram aos 30 anos com apenas 12% da sua reserva. Aos 40 anos, restavam apenas 3%. Bom lembrar que essa é uma das explicações para o fato da fertilidade das mulheres diminuir com a idade. 

            De acordo com os pesquisadores, há uma diferença enorme entre a quantidade de óvulos disponíveis em cada mulher. Algumas atingem mais de dois milhões, enquanto outras, que devem iniciar a menopausa mais cedo, têm apenas 35 mil óvulos. Na média, as mulheres que chegam à menopausa por volta dos 50 anos apresentam uma reserva de 295 mil óvulos.

            Para ler mais sobre a pesquisa acesse http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0008772

Escrito por Jairo Bouer as 10h40

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

08/02/2010

Vacina contra H1N1 será testada em humanos no Brasil

O Instituto Butantan está convocando voluntários em São Paulo para testar a tolerância e segurança de 13 vacinas fabricadas pela própria instituição contra o vírus H1N1, causador da gripe suína. São necessários 400 voluntários, de 18 a 50 anos, de ambos os sexos e que sejam saudáveis. Os participantes não podem ter contraído o vírus, não podem ser portadores de HIV e as mulheres não podem estar grávidas.

            Os estudos serão conduzidos pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, pelo Hospital Universitário da USP e pelo Butantan. As vacinas foram feitas com amostras importadas do vírus e, só após os testes, o Instituto definirá qual será produzida de fato. A pesquisa deve terminar em março, para que a fabricação da vacina possa começar.

Para obter mais informações sobre o estudo e como se voluntariar acesse http://www.hcnet.usp.br/assessoria_imprensa/releaseshc/2010/voluntarios_h1n1.htm.

Escrito por Jairo Bouer as 11h54

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

Estudo associa vício em internet e depressão

            Uma pesquisa feita pela Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, indicou que a prevalência de depressão é maior entre pessoas que fazem uso excessivo da internet, deixando de lado outros aspectos da sua vida. O estudo foi feito com 1.319 voluntários de 16 a 51 anos recrutados em sites de relacionamento. Eles responderam a um questionário sobre o tempo que gastavam na internet, quais os motivos que os levavam a usar a rede e perguntas para avaliar se sofriam de depressão.

Os psicólogos avaliaram que 18 voluntários (1,2% do total) apresentavam um comportamento compulsivo com o uso da internet, trocando a vida social real pela virtual. Entre este grupo, a prevalência de depressão era cinco vezes maior do que entre o resto dos usuários. Os pesquisadores, porém, não sabem afirmar o que é causa e o que é conseqüência – se as pessoas usavam mais internet porque estavam deprimidas ou se acabaram se tornando deprimidas por usar internet excessivamente.

Como em qualquer tipo de compulsão (jogo, sexo, compras, álcool e drogas, entre outras) é esperada uma maior incidência de transtornos de ansiedade e de transtornos depressivos. Em muitos casos, só o tratamento dessas condições é que facilita e possibilita o controle do quadro compulsivo.  

Para saber mais sobre a pesquisa acesse http://content.karger.com/ProdukteDB/produkte.asp?typ=pdf&doi=277001

Escrito por Jairo Bouer as 11h52

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.