Blog do Dr Jairo Bouer
 

22/04/2009

HIV pode estar mais virulento

            Um levantamento feito pelo Centro Médico Naval de San Diego, nos Estados Unidos, mostrou que o HIV pode estar se adaptando ao ser humano e se tornando mais virulento. Os pesquisadores avaliaram a taxa de células CD4+ de pacientes soropositivos entre 1985 e 2007. Essas células de defesa são o alvo de ataque do vírus e sua contagem cai conforme a infecção aumenta.

Foram analisados dados de 2.174 pessoas com HIV que ainda não haviam iniciado o tratamento com medicamentos antirretrovirais. A contagem de CD4+ havia sido feita 6 meses após o diagnóstico do HIV. A média de CD4+ caiu de 632 no período de 1985 a 1990 para 514 entre 2002 e 2007, indicando que as infecções estavam se tornando mais virulentas. No mesmo período, o índice de pacientes com contagem de CD4+ inferior a 350 passou de 12% para 25%. Pacientes com baixa contagem de CD4+ podem ter que iniciar o tratamento mais cedo do que aqueles com taxas mais altas.

Escrito por Jairo Bouer as 00h15

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.