Blog do Dr Jairo Bouer
 

13/04/2009

Pesquisa indica fatores de risco para a saúde dos brasileiros

Dados de uma ampla pesquisa divulgada na última semana, realizada pelo Ministério da Saúde no final de 2008, mostram como os brasileiros estão lidando com fatores de risco à sua saúde.

A pesquisa Vigitel 2008 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) foi realizada com 54 mil pessoas, nas 27 capitais do país. As entrevistas foram feitas por telefone.

Proteção solar

Os brasileiros estão se protegendo menos. O índice de proteção contra radiação ultravioleta caiu de 53,3% para 43,9% de 2007 para 2008. Mulheres se protegem mais do que homens. Florianópolis é a capital que apresenta melhores taxas de proteção. É importante lembrar que o sol é o principal responsável pelo câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no país. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima mais de 120 mil novos casos em 2009.

Obesidade

43% dos moradores das capitais estão com sobrepeso (IMC superior a 25). Entre essas pessoas estão 13% de obesos (IMC superior a 30) que vivem hoje no país. Porto Alegre é a capital com mais pessoas obesas. O índice de obesidade, de acordo com a pesquisa, vem aumentando nos últimos anos. É bom lembrar que a obseidade está ligada a uma série de doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardio-vasculares, entre outros.

Sedentarismo

Talvez aí esteja uma boa novidade da pesquisa. Os dados mostram uma queda de sedentarismo (não praticar qualquer atividade física nos três meses que antecedem à pesquisa) de pouco mais 29% em 2006 para pouco mais de 26% em 2008. As mulheres são menos sedentárias que os homens (23,5% x 29,5%), mas a pesquisa registra uma queda acentuada desse comportamento entre homens e um aumento entre as mulheres, talvez em função de mudanças de hábitos de vida.

Para saber mais sobre a Vigitel 2008 acesse:

http://portal.saude.gov.br/saude/

Escrito por Dr Jairo Bouer as 20h57

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.