Blog do Dr Jairo Bouer
 

08/04/2009

Sai a Lei que proibe cigarro em ambientes fechados em SP

No final da noite de terça-feira (07/04) a Assembleia de SP aprovou o projeto de lei antufumo em recintos fechados e coletivos em São Paulo, como bares, restaurantes e boates. O governador deve sancionar a lei, de sua autoria, que terá 90 dias para ser implantada em todo Estado.  A lei autoriza o proprietário a acionar a polícia em caso de descumprimento da lei por parte do fumante e prevê ainda multa ao proprietário, interdição do estabelecimento ou até cassação da licença de funcionamento no.  A nova lei não permite áreas especiais para fumantes (os chamados "fumódromos") nos recintos.

Essa nova medida, junto ao anúncio, na última semana em Brasília, do aumento dos impostos sobre os cigarros (o que eleva o preço dos maços), deve contribuir para uma diminuição mais acentuada do número de fumantes em São Paulo. Aliás, essa é uma tendência que já vem sendo verificada nas últimas duas décadas  em todo o Brasil. Hoje estima-se que cerca de 15% da população adulta seja fumante. Esse índice já chegou a perto de 35% há 20 anos. Entre as capitais, São Paulo é a que tem maior proporção de fumantes (pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada na úlima semana, feita com 54 mil pessoas, por telefone, em todas as capitais do país). 

Apesar de pressões contrárias da indústria do tabaco, de estabelecimentos comerciais e dos próprios fumantes (que reivindicam o direito individual para fumar em qualquer lugar), as evidências científicas tem mostrado que existe riscos para saúde dos fumantes passivos, expostos à fumaça do cigarro em ambientes fechados. Alguns trabalhos mostram inclusive queda do número de ocorrências cardíacas nos hospitais de cidades em que houve a proibição para o fumo em locais fechados.

Agora é esperar para ver se a lei "pega" e se será respeitada pelos estabelecimentos. Na percepção desse blog, a nova lei é um grande avanço no sentido da saúde. Ponto para os deputados que votaram a favor da medida e para a sociedade que criou pressão nesse sentido! 

Escrito por Dr Jairo Bouer as 00h33

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

07/04/2009

Estreia do novo blog!

Bem-vindos!

A partir de agora temos um novo ponto de encontro.

Passo a escrever aqui no Blog, com regularidade, sobre saúde e comportamento.

A ideia desse espaço é trazer e comentar as notícias mais quentes nessa área, repercutir informações importantes e abrir um fórum de debates e discussões sobre temas polêmicos.

Participe!

Obrigado

Jairo Bouer

Escrito por Dr Jairo Bouer as 19h46

O espaço de comentários do blog do Dr. Jairo Bouer pode ser moderado. Regras de uso

 

Busca

 

O Autor

 

Dr. Jairo Bouer

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog

 

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e tira dúvidas sobre saúde, sexo e comportamento.

Histórico

 



 

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.